Home > Livros > Resumos > Drácula de Bram Stocker – Análise e Resenha

Drácula de Bram Stocker – Análise e Resenha

Drácula de Bram Stoker, confira neste artigo uma incrível análise e resumo do livro, principais personagens e link para download da obra em pdf. O clássico de horror “Drácula” foi escrito em 1897 pelo autor irlandês Bram Stoker. A história tem características góticas, e ainda é permeado por vários assuntos relevantes do contexto histórico em que foi escrito, como a imigração e a colonização, as convenções sexuais e o papel das mulheres na sociedade Victoriana.

Cabe ainda ressaltar que apesar de não ter criado a figura do vampiro, foi em “Drácula” que Bram Stoker criou as convenções que definem a imagem moderna que temos dos vampiros, e que veio a influenciar diversas obras literárias e cinematográficas posteriores.

A história é narrada de forma epistolar, como um conjunto fictício de cartas, passagens de diários pessoais e de diários de bordos, tudo para narrar a tentativa do Conde Drácula, da Transilvânia, de mudar-se para a Inglaterra.

Resumo do livro Drácula

Drácula de Bram Stoker
Drácula de Bram Stoker

A história começa com o jovem Jonathan Harker, que é enviado para o castelo decadente do Conde Drácula para avaliar suas condições para a venda e mudança do conde para a Inglaterra.

Lá, de início ele fica encantado com os modos refinados de seu anfitrião, mas logo descobre que ele é um prisioneiro no castelo. Após usar o rapaz para todas as providências necessárias para a mudança, Drácula o abandona no castelo com três vampiras fêmeas, referidas como “as irmãs”, mas conhecidas popularmente como as “Noivas de Drácula”.

Após embarcar e trazer a desgraça para um navio a caminho de seu novo lar, desgraça essa que acompanhamos pelo diário de bordo de seu comandante, Drácula chega a Whitby, na Inglaterra, onde logo fica de olho em duas jovens: Mina, a noiva devotada de Harker, e Lucy, sua melhor amiga.

Lucy é uma jovem muito bonita e tem três pretendentes diferentes: o Dr. John Seward, o americano Quincey Morris e Arthur Holmwood. A jovem aceita casar-se com o último, rejeitando os outros dois; porém, logo ela vai ficando com a saúde cada vez mais deteriorada. Todos os apaixonados ficam preocupados por ela, e Seward chama seu professor de medicina, Dr. Van Helsing, para avaliar o que acontece com ela. O velho médico imediatamente percebe o problema – ataque de vampiros – mas fica preocupado que os outros poderiam duvidar de sua seriedade se ele citasse motivos sobrenaturais.

Uma noite, Lucy e sua mãe são atacadas por lobos. A mãe, que sofria de problemas do coração, morre de susto, e a filha falece pouco tempo depois. Seu corpo é enterrado, mas pouco tempo depois crianças são atacadas por uma “bela jovem”nas ruas. Ao saber da notícia, Van Helsing percebe que ela se transformou em uma vampira, e avisa aos pretendentes sobre tudo que sabe.

Eles caçam a vampira pelas ruas e conseguem matá-la com uma estaca, decapitam o corpo e colocam alho em sua boca.

Enquanto isso, Mina encontra com seu noivo Harker, que conseguiu fugir do castelo do Conde Drácula, e eles se juntam aos outros e a Van Helsing para derrotá-lo. Porém, o vampiro sabe de seus planos, e como vingança morde Mina em três noites diferentes, de forma a enfeitiçá-la, passando a ter controle sobre sua mente. Porém, o controle que ele exerce sobre Mina também permite que ela veja as localizações de Drácula, facilitando a ação do grupo.

Drácula encurralado pelo grupo foge de volta para seu castelo na Transilvânia. O grupo segue-o até a Europa. Van Helsing e Mina localizam o castelo de Drácula enquanto os outros tentam emboscar o barco que transportava o Conde em seu caixão de repouso. Van Helsing invade o castelo e destrói as irmãs vampiras, perfurando-lhes o coração, cortando-lhes a cabeça e enchendo-lhes a boca com alho. Ao descobrir que Drácula está sendo transportado já em terra firme por ciganos, Harker, Quincey, Dr. Seward e Lord Godalming os seguem e os obrigam a parar a carruagem que levava o Conde. Harker consegue furar o bloqueio, abre a arca onde ele está e corta-lhe a garganta enquanto Quincey, mortalmente ferido pelos ciganos, apunhala-o no coração. Drácula se desintegra ao pó, e Mina é libertada do vampirismo.

7 anos após os acontecimentos Harker escreve uma nota onde conta que sua vida com Mina seguiu feliz. Tiveram um filho que recebe os nomes de todos os amigos que ajudaram a derrotar o vampiro, mas que é chamado pelos pais apenas de Quincey.

Principais personagens de Drácula

  • Conde Drácula
  • Jonathan Harker
  • Mina Harker
  • Abraham Van Helsing
  • Dr. Jack Seward
  • Arthur Holmwood
  • Quincey P. Morris
  • Lucy Westenra
  • R.M. Renfield
  • 3 noivas de Drácula
  • Mr. Hawkins
  • Soeur Agatha

Filme Drácula

Sem sombra de dúvida Drácula é um dos personagens mais representados no teatro e cinema. Entretanto dos muitos filmes produzidos, apenas uma pequena parte buscou retratar, com alguma fidelidade, o livro original.

  • O primeiro deles é Nosferatu, de 1922, e que recebeu um remake em 1979, com o nome Nosferatu: Phantom der Nacht.
  • Uma das versões mais famosas é a de 1931, Drácula que contou com a grande atuação do ator húngaro Bela Lugosi.
  • Em 1958, o estúdio Hammer Films lançou o primeiro da sua série de filmes sobre o vampiro, tendo Christopher Lee no papel principal
  • Em 1970, Christopher Lee atuou em outra produção, considerada uma das mais fiéis adaptações do livro.
  • Em 1977, da rede BBC foi lançado o filme de Drácula que muitos consideraram o mais fiel a história original.
  • Ainda 70, foram lançadas outras duas adaptações: em 1973 (Jack Palance) e em 1979 (Frank Langella).
  • Em 1992, tivemos mais uma adaptação de destaque dirigida por Francis Ford Coppola Drácula de Bram Stoker.

Além das adaptações citadas acima existe uma infinidade de filmes que utilizam diversos personagens do livro, mas que não retratam a história original. Os mais famosos:

  • A saga Blade
  • Van Helsing
  • Drácula – A História Nunca Contada

Download do livro Drácula em pdf

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história do Conde Drácula, que tal ler por completo?

Download em pdf

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *