Home > Livros > Resumos > Resumo de A Revolução dos Bichos – Análise e Resenha

Resumo de A Revolução dos Bichos – Análise e Resenha

Uma das obras mais famosas (e inspiradoras) do inglês George Orwell, e também tem outros nomes em português, como O Triunfo dos Porcos ou A Quita dos Animais. A Revolução dos bichos foi publicada em 1945 – ou seja, em meio ao final da Segunda Guerra Mundial e a divisão do mundo entre os capitalistas e os comunistas pela Cortina de Ferro – e traz forte carga política.

A obra A Revolução dos Bichos de George Orwell é alegórica e distópica. Alegórica porque usa a figura dos animais como metáfora para retratar a corrupção e as fraquezas humanas, e para satirizar o “paraíso comunista” que seria a União Soviética de seu tempo. Distópica porque traça o retrato de uma realidade longe de ser uma utopia, marcada pelas injustiças e pela hipocrisia, e com pouca esperança.

A história de A Revolução dos Bichos começa quando os animais da fazenda de Sr. Jones começam a se dar conta da vida injusta e indigna que levam: eles precisam trabalhar de graça para os homens, que entregam a eles pouca ração, e no fim de suas vidas são abatidos para servir de comida. Quem lidera o movimento de indignação é um velho porco chamado Major.

Major e outros porcos compartilham com os demais animais um sonho: que os animais possam governar a si mesmos, sem submeter-se à exploração humana.

A revolução dos bichos
A revolução dos bichos

Contudo, alguns dias depois do início do movimento, o idoso Major falece, e dois porcos mais jovens e destacados tomam seu lugar como líderes: Bola-de-Neve e Napoleão, que passam a se reunir de forma escondida para traçar planos para a grande revolução dos animais, que deverá ser inspirada em valores do Animalismo.

Quando o fazendeiro descuida da alimentação de seus animais, o descontentamento cresce, e isso serve de estopim para a tal revolução. Liderados pelos porcos, os animais da fazenda revoltam-se e instituem a Fazenda dos Bichos, onde governarão a si próprios. Há vários mandamentos pelos quais eles se guiam:

1- Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo;
2- Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo;
3- Nenhum animal usará roupas;
4- Nenhum animal dormirá em cama;
5- Nenhum animal beberá álcool;
6- Nenhum animal matará outro animal;
7- Todos os animais são iguais.

Quando os seres humanos tentam recuperar o controle da fazenda, Bola de Neve luta bravamente. Isso não impede, contudo, que ele seja expulso por Napoleão, que o acusa de traição e espalha boatos terríveis sobre ele. Napoleão também apossa-se de idéias boas de Bola-de-Neve que de início havia criticado, como a construção de um moinho de vento na fazenda.

Aos poucos, os porcos começam a fazer negócios com os agricultores da região e a dormir na antiga casa do Sr. Jones, alterando alguns mandamentos para sua própria comodidade:

George Orwell
George Orwell

4. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis;

5. Nenhum animal beberá álcool em excesso;

6. Nenhum animal matará outro animal sem motivo;

7. Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

Dessa forma, fica claro ao leitor que a revolução acaba corrompida, já que os porcos acumulam todas as vantagens antes reservadas aos humanos, e agora exploram seus companheiros animais ainda mais do que eles eram explorados por Sr. Jones.

Principais personagens de A Revolução dos Bichos

  • Sr. Jones : O fazendeiro dono da Granja do Solar e é cruel com os animais.
  • Major: Premiado e respeitado por todos os bichos, o velho porco expressa seus desejos de dias melhores                       para todos da Granja.
  • Bola-de-Neve: é um seguidor de  Major, idealista e inteligente.
  • Napoleão: É bem mais agressivo e egoísta, não era tão inteligente como Bola-de-Neve.
  • Garganta: usado por Napoleão para convencer a todos de que o mesmo era um líder bondoso.
  • Cachorros:Esses eram responsáveis de oprimir os oponentes de Napoleão.
  • Sansão: cavalo forte e trabalhador, se mantém fiel a Napoleão sem questionar e no fim, se vê traído por ele.
  • Benjamin: burro sábio que suspeitava da Revolução e garantia que nada iria mudar.

Filme A Revolução dos Bichos

A Revolução dos bichos recebeu uma adaptação para os cinemas em 1956. A animação foi dirigida por John Halas e Joy Batchelor, foi a segunda animação longa-metragem produzida na Inglaterra e foi indicado ao Bafta de melhor animação em 1956.

Curiosidade: Os direitos de adaptação da obra foram comprados pela CIA, após a morte do autor. A agência norte-americana financiou o filme, uma sátira do comunismo soviético.

Download do livro A Revolução dos Bichos em pdf.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história do livro de George Orwell, que tal ler por completo?


Download A Revolução dos Bichos de George Orwell

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *