Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens e link para download da obra em pdf. Otelo, ao lado de outras obras como O Mercador de Veneza, A Megera Domada, Sonho de uma noite de Verão, Rei Lear, MacbethHamlet e Romeu e Julieta, é um dos trabalhos mais conhecidos de Shakespeare.

Otelo, o Mouro de Veneza é uma história de ciúmes e loucura. A história conta sobre o amor do mouro por sua querida Desdêmona, e a forma como o cruel Iago consegue manipular o ciúmes do protagonista.

No início da história, Desdêmona, a filha de um rico senador de Veneza, está apaixonada pelo mouro. Seu pai havia deixado a filha livre para escolher qualquer marido, mas esperava que a jovem escolheria um homem rico de prestígio, e não um simples general.

Enquanto isso, o Mouro de Veneza resolve promover o seu jovem amigo Cássio ao posto de tenente, principalmente porque esse serviu de intermediário para sua relação com Desdêmona. Iago queria ser promovido, e fica muito ofendido quando Otelo escolhe Cássio, uma vez que ele não acredita que as pessoas deveriam ser promovidas pela amizade. Assim, ele pensa em uma vingança contra Otelo: denunciar sua relação ao pai de Desdêmona.

Ao saber da relação entre a filha e o mouro, o senador fica furioso e acusa-o de bruxaria para conquistar Desdêmona. Depois de relatar ao Senado sua verdadeira história de amor, e por ser nobre e capaz de defender Veneza de um ataque iminente dos turcos.

Assim, Otelo e Desdêmona seguem (em barcos separados) para a ilha de Chipre. Durante a viagem, porém, uma tempestade afasta os barcos, e ela chega primeiro ao destino. Otelo chega em seguida, já com a notícia de que as embarcações do turcos foram destruídas pela tempestade.

Otelo resumo pdf
Otelo resumo

Na ilha, Iago continua sua vingança. O seu plano é simples: convencer o Mouro de Veneza de que Desdêmona o estava traindo com o jovem e corajoso Cássio. Para isso, primeiro Iago induz Cássio a ficar bêbado e envolver-se em uma briga durante uma festa. Como ele havia apontado Cássio como o responsável por manter a paz e a ordem, Otelo fica furioso e destituiu o rapaz de seu posto.

Cássio fica desolado e acha que a decisão foi radical; é então que Iago, aproveitando-se do momento emocional de seu rival, o convence a conversar com Desdêmona, e pedir que ela interfira a seu favor junto de Otelo. Cássio aceita a sugestão, sem perceber o plano de Iago.

É nesse ponto que Iago passa a insinuar que Desdêmona e Cássio são amantes. Apesar de não acreditar em Iago de imediato, Otelo fica desconfiado. Para tornar a história mais convincente, Iago rouba um lenço que Otelo havia presenteado a sua amada, e o esconde no quarto de Cássio.

Todas essas evidências, somadas a uma conversa entre Cássio e Iago que o mouro ouve pela metade e entende mal, levam-no a convencer-se da traição de sua mulher. Tomado de fúria e ciúmes, ele enforca Desdêmona em seu quarto com suas próprias mãos.

A esposa de Iago, Emília, acaba revelando que Desdêmona nunca foi infiel e que tudo não passou de um plano de seu marido; diante disso, ela é assassinada por Iago, que foge. Otelo, ao saber que matou sua amada injustamente, suicida-se e morre beijando os lábios de Desdêmona. Para encerrar a tragédia, Cássio assume o posto de Otelo, e Iago é capturado para ser julgado por seus crimes.

Principais personagens de Otelo

Otelo – General de Veneza. Seu personagem carrega representa a vaidade e o temor masculino em relação à sexualidade feminina e, a traição e também o medo da morte. Acaba por ser impotente diante de Iago, impotência esta que se torna um dos elementos mais angustiante da peça.

Desdêmona – (Em grego significa “desventurada”), seu nome já nos dá uma ideia do destino que a personagem terá. É uma jovem nobre, pretendida por vários jovens das melhores famílias da República, não apenas por sua beleza, mas também pelo seu dote.

Iago – representa a falsidade, a corrupção e a dissimulação. Para Shakespeare, o mal é insondável e infinito e os personagens depravados invadem o palco como haviam invadido a Corte.

Cássio – jovem matemático sem nenhuma experiência nos campos de batalha. É promovido ao posto de Tenente pelo Mouro de Veneza, por ter sido o grande responsável em aproximar Desdêmona e Otelo.

Brabâncio – pai de Desdêmona, enador de Veneza. Era um homem rico, totalmente contrário ao casamento de sua filha com o Mouro. Acusou Otelo de feitiçaria e teve a intenção de matá-lo. No entanto, acabou falecendo antes.

Emília – mulher de Iago e serviçal de Desdêmona. Possui uma participação discreta na peça, porém na reta final ganha relevância por ser a responsável por revelar os planos de Iago.

Filme Otelo – Adaptação da obra de Shakespeare para o cinema

Uma das adaptações da obra para o cinema foi lançada em 1995 e foi dirigida por Oliver Parker. O filme foi indicado em algumas premiações como melhor ator coadjuvante masculino para Kenneth Branagh no Screen Actors Guild Awards 1996 (EUA) e também como melhor filme e melhor ator de cinema para Laurence Fishburne no Image Awards 1996 (EUA).

Download do livro Otelo pdf


Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história de Otelo, que tal ler o livro por completo?

Download

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...