Home > Livros > Resumos > Os Miseráveis – Resenha e Resumo do Livro

Os Miseráveis – Resenha e Resumo do Livro

Os Miseráveis, análise, resenha e resumo do livro de Victor Hugo. Principais personagens e link para download da obra em pdf. Os Miseráveis é uma das principais obras do autor francês Victor Hugo (autor de outros clássicos como O Corcunda de NotreDame), publicada em 1862.

Análise do livro Os Miseráveis

Diferentemente de outros de seus romances históricos, a narrativa de Os Miseráveis ocorre em um período da história francesa que o autor testemunhou: a longa trama inicia-se em 1815, e tem seu clímax nos motins de 1832 em Paris. Victor Hugo não apenas estava vivo durante esses acontecimentos, como chegou a ficar preso por horas em um beco parisiense durante as batalhas dos motins. O autor chegou a declarar que decidiu escrever o romance como forma de homenagear os bravos homens que ele viu morrer nas barricadas.

O livro divide-se em cinco volumes, cada qual centrando-se em um personagem diferente; como era de seu costume, Victor Hugo escreveu Os Miseráveis com uma série de “núcleos” de personagens diferentes, que revezam-se no foco da narrativa.

Resumo de Os Miseráveis

O personagem central, contudo, é o herói Jean Valjean, um homem que serve 19 anos nas galés como punição por ter roubado um pedaço de pão para a família faminta. Valjean recebe liberdade condicional, mas é marginalizado pela sociedade por seu passado criminoso, e não consegue nem trabalho nem um local para se abrigar. Um encontro com um padre, que consegue perdoar e aceitar Valjean, muda seu coração. Ele decide então tornar-se um homem justo e digno.

Após algum tempo, Valjean assume outra identidade e torna-se um próspero dono de uma fábrica. É nessa fábrica que trabalha outra personagem central para a narrativa, a pobre Fantine. A jovem teve uma filha com um estudante e foi abandonada, precisando manter a menina sozinha. Como não era aceitável ter uma filha ilegítima, ela deixa a sua pequena Cosette aos cuidados dos Thenadièrs, enviando-lhes pagamentos mensalmente, sem saber que eles são cruéis e destratam a pequena.

O supervisor da fábrica descobre o segredo de Fantine e ela perde o emprego. Desesperada para conseguir o sustento de sua filha, Fantine vende os cabelos, os dentes, e então recorre à prostituição. Ao descobrir o destino da moça, Valjean compadece-se e  considera-se culpado, prometendo ajudá-la e uni-la com sua filha; porém, é tarde demais – Fantine morre subitamente. Enquanto isso, o policial Javert, obcecado com a sua noção de Justiça, busca incessantemente prender o fugido Valjean, até descobrir sua verdadeira personalidade, forçando Valjean a fugir da cidade.

Há um pulo temporal, e descobrimos que Valjean adotou Cosette e a criou como sua filha, livrando a menina do destrato dos Thenadièrs, enquanto Javert continua procurando por Valjean. Enquanto isso, a família Thenadièr entrou em declínio e agora vive de pequenos golpes. A filha mais velha dos Thenadièrs, Eponine, é apaixonada por um dos estudantes que está planejando a revolução em Paris, o jovem e idealista Marius. Porém, seu amado apaixona-se a primeira vista por Cosette, partindo o coração de Eponine.

Os Miseráveis
Os Miseráveis de Victor Hugo

O clímax é o motim organizado por Marius e seus amigos estudantes, que montam barricadas nas ruas de Paris e resistem à guarda francesa bravamente. Eponine veste-se de homem para lutar ao lado de Marius, com as esperança de que os dois morram juntos nas barricadas, um fim romântico, ainda que trágico. Contudo, a moça acaba sendo morta em combate ao salvar a vida do amado, e só então revela a ele uma carta de Cosette, que ela havia escondido.

Valjean descobre o amor de Cosette por Marius e teme que o rapaz morra no motim; considerando sua idade avançada, ele parte para as barricadas com a missão de salvar a vida do rapaz. Lá, recebe a oportunidade de matar Javert, que tinha sido capturado pelos revoltosos. Contudo, ele decide libertá-lo.

Ao fim, o motim é derrubado e a maioria dos estudantes é morto, tingindo as ruas de Paris de sangue; com muito esforço, Valjean consegue salvar Marius, e depois falece – o jovem casa-se com Cosette. Em conflito com sua noção de Justiça, que norteou sua vida até então, Javert suicida-se.

Volumes do livro Os Miseráveis

  • Volume I: Fantine. Neste volume dois destinos estão interligados: o de Fantine e o de Jean Valjean.
  • Volume II: Cosette. Este volume é dedicado à perseguição de Jean Valjean.
  • Volume III: Marius. O volume começa com uma longa digressão sobre o moleque de Paris, a alma da cidade, cuja figura é Gavroche, filho dos Thénardiers que vive na rua, e termina com a cilada na casa Gorbeau (O mau pobre).
  • Volume IV: Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis. Qualquer ação deste volume é apoiada pelo motim de Junho de 1832 e as barricadas da Rua Saint-Denis. É este volume que coloca os acontecimentos no contexto histórico da situação de revolta em Paris em 1832.
  • Volume V: Jean Valjean. Valjean chega à barricada e imediatamente salva a vida de um homem.

Frases do livro Os Miseráveis

Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores. – (Frases de Os Miseráveis)”

A quem tem o coração morto, os olhos nunca choram. – (Frases de Os Miseráveis)”

A pobreza e o luxo são dois conselheiros fatais; um ralha, o outro lisonjeia. – (Frases de Os Miseráveis)”

São mui pequenos os perigos exteriores; os grandes estão no íntimo. – (Frases de Os Miseráveis)”

Principais personagens do livro Os Miseráveis

  • Marlon Jonathan
  • Jean Valjean
  • Fantine
  • Cosette
  • Javert
  • Marius Pontmercy
  • Thénardier
  • Éponine
  • Gavroche
  • Enjolras

Download do livro Os Miseráveis em pdf

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história de Os Miseráveis, que tal ler por completo?


Download do livro Os Miseráveis

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

One comment

  1. muito bom ja mim ajudou muito parabens a pessoa que fez ou criou a pagina ou o site com quiser parabens mesmo tem que ter mas capitulos ai iria ficar mas top muito bom …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *