Home > Livros > Resumos > Resumo de O Monge e o Executivo

Resumo de O Monge e o Executivo

 

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro O Monge e o Executivo e também link para download em pdf. A história do livro O Monge e o Executivo orbita em torno do protagonista John Daily. Aparentemente, ele vive uma vida estável e confortável; porém, essa é apenas a aparência exterior – na realidade, ele vive uma fase difícil, tanto na vida pessoal quanto em sua carreia.

Por sugestão de sua esposa Rachel, ele procura um pastor de sua igreja para orientá-lo em suas dúvidas. É a partir dessa busca pelo autoconhecimento que toda narrativa do livro se constrói.

Isso porque o pastor orienta John a passar um tempo afastado de seus problemas cotidianos, em uma espécie de “retiro espiritual” em um mosteiro. Ele descobre que lá vive o frade Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma importante empresa nos EUA – agora convertido em Simeão.

Logo ao chegar no mosteiro, na biblioteca, John procura por artigos de Hoffman e descobre um texto escrito por ele contando toda trajetória de sua vida. Ao retornar ao seu quarto para buscar um agasalho, John depara-se com o próprio Simeão, com quem faz um acordo para conversar várias vezes e absorver um pouco de seus conselhos e de sua sabedoria.

O Monge e o Executivo
O Monge e o Executivo

Durante as “aulas” com Simeão, John passa a aprender vários ensinamentos importantes. Em uma das aulas, por exemplo, Simeão pede que cada um dos presentes fale os motivos que os levaram a estar ali. Ansioso, John ficou pensando no que iria falar e ignorou tudo que os demais falaram – depois, Simeão chamou sua atenção para esse fato e ensinou para ele a importância de ouvir o que todos têm a falar.

A maioria das aulas de Simeão estavam ligadas aos conceitos de liderança, e o que leva uma pessoa a ser um bom líder. Ele ensina, por exemplo, a diferença entre “poder” – o que força a pessoas a fazerem o que ele quer – e “liderança” – quando as pessoas são convencidas a fazer aquilo, e fazem de boa vontade.

Durante as aulas, Simeão questiona vários problemas atuais das grandes corporações e do universo empresarial, como sua estrutura piramidal (que segundo ele, seria um paradigma), a falta de envolvimento real presente nesse ambiente (de “amor ao próximo”), e as dificuldades de cultivar o ambiente. Simeão destaca como um ambiente agradável é essencial para que um bom trabalho seja desenvolvido, e como nem sempre as empresas dão importância a esse fato.

James C. Hunter
James C. Hunter

Por último, Simeão destaca aos seus “discípulos” a importância da disciplina para que colha-se bons resultados – a “Recompensa”, que é tema do sétimo capítulo do livro. Aqui, ele aponta a recompensa como resultado do esforço, e não algo espontâneo ou aleatório. Assim, alguns fatores seriam essenciais para a conquista da recompensa: missão, objetivo e visão.

O livro encerra-se com todos os “discípulos” de Simeão almoçando juntos e discutindo como aplicariam aqueles conhecimentos em suas vidas. John escuta o carro de Rachel chegando e abraça a esposa, grato por sua vida e com a certeza de que daquele momento em diante tudo seria novo, porque ele faria tudo diferente.

Frases de O Monge e o Executivo

Suas ações sempre falarão mais alto e serão muito mais importantes do que suas palavras. O amor é o que o amor faz. – (Frases de O Monge e o Executivo)

Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino. – (Frases de O Monge e o Executivo)

não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos – (Frases de O Monge e o Executivo)

Se em uma reunião de executivos dez concordam com tudo, nove provavelmente são desnecessários.comportamento é escolha. – (Frases de O Monge e o Executivo)

Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu. – (Frases de O Monge e o Executivo)

As pessoas têm necessidade de receber estímulo para se tornarem o melhor que puderem ser. – (Frases de O Monge e o Executivo)

Curiosidades de O Monge e o Executivo

Nos Estados Unidos, o livro de James C. Hunter vendeu 200 mil exemplares em 12 anos. No Brasil, contudo, vendeu mais de 3 milhões de exemplares, tornando-se o maior sucesso de vendas da Editora Sextante.

Download do livro O Monge e o Executivo em pdf.

Agora que você já conhece a história de O Monge e o Executivo, que tal ler por completo?

Download

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...