Home > Livros > Resumos > Resumo de O Mercador de Veneza – Análise e Resenha do livro

Resumo de O Mercador de Veneza – Análise e Resenha do livro

O Mercador de Veneza, análise, resenha e resumo do livro O Mercador de Veneza de Shakespeare. Principais personagens e link para download da obra em pdf. A peça O Mercador de Veneza foi escrita pelo célebre dramaturgo inglês William Shakespeare entre 1596 e 1598. A obra foi classificada pelo próprio autor como uma comédia, e traz algumas características em comum com outras comédias românticas de Shakespeare como Sonho de uma noite de verão; porém, ela é bastante lembrada por alguns de seus momentos mais dramáticos.

Resumo O Mercador de Veneza

A trama de O Mercador de Veneza se passa no século XIV na cidade de Veneza, na Itália – na época uma das cidades mais prósperas do mundo graças ao comércio. O Mercador de Veneza começa com os problemas de Bassânio, um jovem de origem nobre porém sem muito patrimônio, que deseja casar-se com a herdeira Pórcia. Para isso, precisa fazer uma viagem de três meses, mas não tem dinheiro para tal. Então, recorre a seu amigo Antônio, um os mais ricos comerciantes de Veneza e um homem muito bom. Antônio explica ao amigo que não tem dinheiro para emprestar, uma vez que seus navios e bens estão no mar, mas que ele pode ser fiador caso o Bassânio vá atrás de um empréstimo. Nesse momento, Bassânio contata o judeu Shylock. Ocorre que Shylock odeia Antônio por seu anti-semitismo, e ao ver que ele será o fiador, faz uma proposta especial: se ele não for pago até a data especificada, receberá uma libra da carne de Antônio. Bassânio não deseja pegar o dinheiro nessas condições, mas Antônio consente e assina o contrato. Então, com os recursos em mãos, Bassânio viaja para Belmonte para conquistar Pórcia, com seu amigo Graciano. Em Belmonte, uma pequena prova – criada pelo pai de Pórcia – aguarda seus pretendentes. Há três baús: um de ouro, um de prata e um de chumbo. O pretendente que escolher o baú certo poderá se casar com a jovem. O primeiro e o segundo pretendente escolhem, respectivamente, os baús de ouro e prata, e são rejeitados. Já Bassânio escolhe o baú de chumbo, sem se deixar enganar pela aparência pomposa dos outros dois baús, e recebe a mão de Pórcia em casamento.

O Mercador de Veneza
O Mercador de Veneza

Enquanto isso, em Veneza, Antônio desobre que seus navios se perderam em alto-mar. Agora, ele não tem mais dinheiro para pagar Shylock, que resolve vingar-se; Antônio é preso e levado ao tribunal. Bassânio, após seu casamento com Pórcia, descobre o problema em que seu amigo se encontra e parte imediatamente para Veneza; já Pórcia, na tentativa de ajudar o marido e seu amigo, convoca seu primo advogado Belário. No tribunal, Bassânio oferece a Shylock o dobro do que havia pego emprestado, mas o vingativo judeu exige a libra de carne de Antônio. Quando tudo parece perdido, surge um jovem disfarçado dizendo ser “doutor em direito”. Esse jovem, na verdade, é Pórcia disfarçada. Primeiro, Pórcia pede misericórdia a Shylock, mas ele não cede. Em seguida, ele vai proceder a retirar a carne de Antônio, quando Pórcia aponta uma particularidade do contrato: Shylock pode retirar uma libra da carne de Antônio, mas não pode retirar o sangue. Assim, se Shylock derramasse uma gota sequer do sangue de Antônio, pelas leis de Veneza deveria ter suas terras e bens confiscados. Assim, Shylock aceita sua derrota e diz que aceita a quantidade em dinheiro oferecida por Antônio – mas Pórcia argumenta que ele não poderia mais aceitar depois de ter recusado. Ela ainda usa uma manobra jurídica para passar metade de todos os bens de Shylock a Antônio.

Principais personagens de O Mercador de Veneza

    • Antônio (Antonio) – um mercador de Veneza
    • Bassânio (Bassanio) – amigo de Antônio, apaixonado por Pórcia e seu pretendente
    • Graciano (Gratiano), Solânio (Solanio), Salarino, Salério (Salerio) – amigos de Antônio e Bassânio
    • Lourenço (Lorenzo) – amigo de Antônio e Bassânio, apaixonado por Jéssica
    • Pórcia (Portia) – uma rica herdeira
    • Nerissa – criada de Pórcia
    • Baltasar (Balthazar) – disfarce de Pórcia como advogado
    • Estéfano (Stephano) – disfarce de Nerissa como aprendiz de Baltasar
    • Shylock, um judeu rico, pai de Jéssica
    • Tubal – um judeu, amigo de Shylock
    • Jéssica (Jessica) – filha de Shylock, apaixonada por Lourenço
    • Lancelot Gobbo – um tolo, empregado de Shylock
    • Velho Gobbo (Old Gobbo) – pai de Lancelot
    • Leonardo – criado de Bassânio
    • Duque (Doge) de Veneza (Duke of Venice) – autoridade veneziana que preside o caso judicial de Shylock
    • Príncipe do Marrocos (Prince of Morocco) – pretendente de Pórcia
    • Príncipe de Aragão (Prince of Arragon) – pretendente de Pórcia
    • Magníficos de Veneza, oficiais da Corte de Justiça, o Carcereiro, criados de Pórcia e outros empregados

Adaptações de O Mercador de Veneza

Cinema

A peça inspirou diversos filmes:

1914 — filme mudo dirigido por Lois Weber Weber, que interpreta Pórcia, tornou-com este filme se a primeira mulher a dirigir um longa-metragem nos Estados UnidosThe Merchant of Venice (em inglês) no Internet Movie Database – (O Mercador de Veneza)

1973 — filme para a televisão dirigido por John Sichel O elenco incluía Laurence Olivier como Shylock, Anthony Nicholls como Antônio, Jeremy Brett como Bassânio, Joan Plowright como Pórcia, e Louise Purnell como Jéssica. The Merchant of Venice (em inglês) no Internet Movie Database – (O Mercador de Veneza)

1980 — filme para a televisão da BBC dirigido por Jack Gold O elenco incluiu Warren Mitchell como Shylock e John Rhys-Davies como Salério. The Merchant of Venice (em inglês) no Internet Movie Database – (O Mercador de Veneza)

1996 — filme para a televisão do Channel 4 dirigido por Alan Horrox O elenco incluiu Paul McGann como Bassânio e Haydn Gwynne como Pórcia. The Merchant of Venice (em inglês) no Internet Movie Database – (O Mercador de Veneza)

2001 — filme para a televisão da BBC dirigido por Trevor Nunn Produção do Royal National Theatre com Henry Goodman como Shylock. The Merchant of Venice (em inglês) no Internet Movie Database – (O Mercador de Veneza)

2002 — The Maori Merchant of Venice (“O Mercador Maori de Veneza”), dirigido por Don Selwyn. Em maori, com legendas em inglês; o elenco incluiu Waihoroi Shortland como Shylock, Scott Morrison como Antônio, Te Rangihau Gilbert como Bassânio, Ngarimu Daniels como Pórcia e Reikura Morgan como Jéssica. The Maori Merchant of Venice (em inglês) no Internet Movie Database – (O Mercador de Veneza)

2003 — Shakespeare’s Merchant, dirigido por Paul Wagar e produzido por Lorenda Starfelt, Brad Mays e Paul Wagar. Shakespeare’s Merchant (em inglês) no Internet Movie Database – (O Mercador de Veneza)

2004 — The Merchant of Venice, dirigido por Michael Radford. O elenco contou com Al Pacino como Shylock, Jeremy Irons como Antônio, Joseph Fiennes como Bassânio, Lynn Collins como Pórcia, e Zuleikha Robinson como Jéssica. A versão conquistou o prêmio BAFTA de melhor figurino. – (O Mercador de Veneza)

Teatro e televisão

No Brasil, a sua cena principal (a cobrança de Shylock pela libra de carne de seu devedor, Antônio) foi parodiada na peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, transformada posteriormente em minissérie pela TV Globo e, posteriormente, lançada como filme.

Frases de O Mercador de Veneza

Quero ser acordada pela luz empoeirada do sol que entra pelas frestas das persianas. – (O Mercador de Veneza)

Veneza foi o lugar aonde o homem brincou de ser Deus. Construiu a mais bela cidade feita pela mão do homem. – (O Mercador de Veneza)

Veneza: sua existência não é apenas triunfo da engenharia;
Deus a colocou em equilíbrio…acredite!!!
Ninguém sai de Veneza indiferente. – (O Mercador de Veneza)

Já fui vendido por quem dizia me amar, e fui negociado por alguém que amei, porém eu, não negocio ninguém nem tão pouco serei mercador daqueles que amo! – (O Mercador de Veneza)

Download do livro O Mercador de Veneza em pdf

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história de O Mercador de Veneza, que tal ler por completo?

Download o Mercador de Veneza

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *