Home > Livros > Resumos > Resumo do livro A Megera Domada – Análise e Resenha

Resumo do livro A Megera Domada – Análise e Resenha

A Megera Domada, análise, resenha e resumo do livro A Megera Domada de William Shakespeare. Principais personagens e link para download da obra em pdf. A Megera Domada foi uma das primeiras comédias de William Shakespeare, escrita entre 1590 e 1592. A trama usa como elementos cômicos vários aspectos típicos das comédias de Shakespeare (também usados em peças como Sonho de uma noite de verão e Muito barulho por nada) como o casamento e a guerra dos sexos.

A trama central da peça é a conquista de Catarina (a “megera” do título) pelo seu pretendente Petrucchio.

Batista Minola, o lorde de Pádua, tem duas filhas: a mais velha, Catarina, tem um gênio terrível e um temperamento tão difícil que é famoso em toda região; a mais nova, Bianca, é doce e amável. Bianca tem dois pretendentes, Hortencio e Grêmio, mas ela não pode se casar até que a irmã mais velha esteja casada – o que muito desespera os dois rapazes, que decidem encontrar em marido para Catarina de modo que possam disputar a mão de Bianca.

Nessa altura da história surge um terceiro pretendente para Bianca, Lucêncio, um universitário. Ele fica sabendo que Batista busca um tutor para as filhas, e assim disfarça-se como o tutor de retórica Cambio, para conquistar o coração da irmã mais nova. Essa estratégia posteriormente é copiada por Hortencio, que finge ser um tutor de música chamado Lítio.

Chega à cidade o jovem Petrucchio, um nobre falido em que busca uma esposa rica. Induzido pelos pretendentes de Bianca, ele apresenta-se na casa de Batista como pretende à mão de Catarina. Para conquistá-la, ele usa psicologia reversa: ele age como se cada coisa ruim ou grosseira que ela fizesse na realidade fosse gentil e amável. Os dois se casam em uma cerimônia cômica, e Petrucchio leva a esposa para casa contra sua vontade.

Enquanto isso, com Catarina casada, resta aos seus pretendentes disputarem sua mão entre si. Como ele mesmo está disfarçado, Lucêncio chama um amigo seu, Trânio, para passar-se por ele e pedir a mão de Bianca a Batista. Trânio (fingindo ser Lucêncio) e Grêmio oferecem diferentes valores pela mão de Bianca a Batista, e Trânio acaba ganhando – mas oferece muito mais dinheiro que a família de Lucêncio realmente tem. Trânio também consegue convencer Hortêncio a desistir de casar-se com Bianca. Ao final, Trânio e Lucêncio fazem uma grande confusão de identidades – enquanto Bianca e o verdadeiro Lucêncio casam em segredo – mas tudo acaba sendo perdoado ao final pelo velho Batista, que aceita o novo marido da filha mais nova.

Enquanto isso, na casa de Petrucchio, ele procede a “amansar” a esposa. Primeiro, ele recusa a ela comida e roupas, afirmando que nada é bom o suficiente para sua nova esposa; ele joga fora carne boa afirmando que está queimada, e não a deixa ter um lindo vestido falando que o caimento não é adequado. Ele faz com que ela concorde com tudo que ele diz, não importa quão absurdo: a certa altura, ele concorda que o sol é a lua, e que um homem é uma mulher.

No encerramento da peça, temos três casais recém-casados: Bianca e Lucência, Catarina e Petrucchio, e Hortêncio e uma viúva com quem ele casou. Todos acreditam que Catarina continua sendo uma megera, mas Petrucchio jura que ela está mais mansa. Para provar, ele faz uma aposta com os outros dois maridos: um criado deve ir chamar as esposas, e a que vier mais obedientemente a mando do marido é a mais mansa. Todos ficam maravilhados quando a única a vir é Catarina. Ela então procede a dar um discurso sobre porque é importante que as esposas obedeçam seus maridos, e todos ficam impressionados com a nova Catarina.

Principais Personagens de A Megera Domada

A Megera Domada Resumo
A Megera Domada Resumo

Batista Minola: Pai de Bianca e Catharina. Era um cavalheiro respeitável que possuía vários criados, uma bela casa e uma boa fortuna. Amava muito suas filhas. Dizia que a filha mais nova só se casaria quando a mais nova se casasse.

Catharina: Uma verdadeira megera, bruta, brigona, insolente a filha mais velha de Batista. Não tinha nenhum pretendente até a chegada de Petrúquio.

Bianca: Um tesouro pra seu pai, era cheia de pretendentes, extremamente bonita, educada, estudiosa. Era a filha mais nova de Batista.

Petrúquio: Velho amigo de Verona de Hortênsio, seu pai tinha acabado de morrer e ele viajava sem destino em busca de um bom casamento e uma boa fortuna, então aceitou casar – se com Catharina por causa de seu dinheiro.

Grúmio: Criado de Petrúquio. Era amigo e fiel.

Lucêncio: Tinha acabado de chegar a Pádua, com intenção de estudar na universidade. Seu pai era um rico mercador de Pisa. Logo que viu Bianca se apaixonou. Para se aproximar de sua amada se passou por um professor de poesia.

Trânio: Criado de Lucêncio, que ao longo da história se passa pelo seu patrão para ajuda – lo a se casar com Bianca.

Biondelho: Outro criado de Lucêncio. Ele é muito atrapalhado.

Grêmio e Hortênsio: pretendentes de Bianca.

A Megera Domada filme e adaptações para televisão

A obra de William Shakespeare ganhou diversas adaptações para  as telonas e telinhas. Uma das adaptações para o cinema de A Megera Domada data de 1967 e conta com a participação de Elizabeth Taylor e Richard Burton que brilharam e encantaram como Katharina e Petruchio.

No Brasil A Megera Domada, contou com algumas adaptações para televisão como A Indomável de Ivani Ribeiro na Rede Excelsior e O Machão, de Sérgio Jockyman na Rede Tupi e a mais recente e de estrondoso sucesso O Cravo e a Rosa exibida pela Rede Globo entre 26 de junho de 2000 e 9 de março de 2001.

Frases de A Megera Domada

“São todos insolentes e grosseiros! Ninguém me espera, ninguém presta atenção, não há obrigações? Onde está o canalha imbecil que enviei na frente?” (A Megera Domada Frases)

“Criado grosseirão e vagabundo! Seu filho de uma égua engalicada, eu não mandei que fosses me encontrar no parque e que levasses contigo esses patifes? […] É um orelhudo, um cabeçudo, um filho de uma vaca.” (A Megera Domada Frases)

“Meu bolo está solado; mas entrarei junto com os outros. Perdi toda esperança, não vou perder o meu lugar na festa”. (A Megera Domada Frases)

Download do livro A Megera Domada em pdf

A Megera Domada download pdf

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...

One comment

  1. Luiz Carlos Casante

    Os pontos tocados no texto mostram de forma clara o tema abordado, agradeço novamente. Abs. Luiz Carlos Casante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *