Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Til – Análise e Resenha

Resumo do livro Til – Análise e Resenha

Til, análise, resenha e resumo do livro de José de Alencar. Principais personagens e link para download da obra em pdf. O romance Til é uma perfeita aplicação da fórmula folhetinesca. Busca prender a atenção do leitor explorando os mistérios da narrativa, destacando os momentos de suspense e, acima de tudo, fazendo sua história correr sobre dois trilhos bem típicos do romantismo: o amor e a aventura, presentes no romance em doses iguais. Envolvido pelo relato, o leitor era convidado a olhar para sua terra e para a literatura que se produzia ali.

Análise do livro Til

Til é uma das principais obras do Romantismo brasileiro, escrita por José de Alencar (Confira também a obra Iracema) e publicada em 1872. Como toda obra desse movimento, as personagens do romance são extremamente idealizadas; a particularidade de Til é que ela faz parte das obras regionalistas de Alencar, junto com outros clássicos como O gaúcho, O sertanejo e O tronco do ipê.

A meta do romance Til regionalista era adaptar as características do Romantismo que vigorava na Europa às particularidades de algumas regiões brasileiras. Assim, junto com o indianismo, esse estilo buscava criar uma literatura “verdadeiramente nacional”, e que exaltasse símbolos e características do Brasil.

Resumo do livro TIL

A história recebe o nome de sua protagonista, Til (cujo verdadeiro nome é Berta), uma menina que foi rejeitada ao nascer e é criada por uma viúva chamada InháTudinha, que tem outro filho, Miguel. Durante a infância, eles são muito amigos dos filhos de Dona Ermelinda, Afonso e Linda – que também têm um irmão de criação, o primo Brás, que sofre de problemas mentais.

Enquanto Afonso e Miguel são apaixonados por Til, Linda é apaixonada por Miguel, e Til trata a todos como irmãos. Um dia, comovida pelos problemas de Brás ao aprender, Til resolve ensiná-lo o alfabeto, associando cada pessoa que ele conhece a uma letra do alfabeto ou sinal gráfico – sendo que ela é representada pelo seu favorito, o tio (˜).

A partir dessa fase inicial do romance, somos apresentados a fatos no passado que levaram à situação de órfã de Berta. Sua mãe, Besita, era uma moça muito bonita por quem dois homens eram apaixonados: Luís Afonso, o pai de Afonso e Linda, e Jão Bugre, um órfão que era irmão de criação de Luís. Quando Jão descobriu a paixão do irmão de criação, resignou-se do que sentia por Besita, por respeito e amor de irmão.

Porém, Besita não quis se casar com Luís Afonso, porque ele tinha fama de mulherengo, e acabou se casando com Ribeiro, filho de um rico fazendeiro da região. No dia do casamento, o noivo teve que ir a Itu resolver uns negócios, e acaba ficando por lá em meio a muita festa. Nesse meio tempo, Luís Afonso engana Besita, fingindo ser seu marido e deitando-se com ela. De manhã, ela percebe o erro: mas é tarde demais – o engano acaba dando origem a uma filha.

capa_Til.indd

Quando volta da gandaia, dois anos depois, Ribeiro se enfurece ao ver seu esposa com uma filha que ele sabe que não é dele. Ele esgana a mulher; Jaó chega a tempo de ver sua amada morrer, mas antes ela pede que ele sempre cuide de sua filha.

Assim, Jaó entrega a criança a InháTudinha para que ela a crie, e de revolta pela perda de Besita ele se torna um jagunço, recebendo o novo apelido de Jão Fera. Por todos os anos, Jão vigiou e cuidou de Til, cumprindo sua promessa a Besita.

Um dia, Ribeiro (que havia fugido para Portugal) volta com o nome de Barroso para completar sua vingança: matar Luís Afonso, para o que contrata Jão. Porém, Til – ainda sem saber de suas origens – intervêm e salva sua vida. Em uma segunda tentativa de vingança, Ribeiro tenta matar tanto Luís Afonso quanto Til, mas acaba morto por Jão. No final do romance, a protagonista descobre suas origens, mas rejeita Luís Afonso como pai por conta de todas suas maldades, reconhecendo como único pai Jão, que sempre preocupou-se com sua segurança. Ela também consegue a autorização para que Linda case com Miguel.

Principais personagens de Til

  • Afonso, irmão de Linda e apaixonado por Berta;
  • Berta,personagem principal, descrita como “pequena, esbelta, ligeira, buliça, altruísta”;
  • Besita, mãe de Berta, assassinada pelo seu marido, Ribeiro;
  • Brás, deficiente mental, sobrinho de Luís Galvão;
  • Chico Tinguá, dono da hospedagem da estrada de Santa Bárbara, amigo de Jão Fera.
  • Domingão, professor de “primeiras letras”, um “mestre latagão de verbo alto e punho rijo”;
  • Dona Ermelinda, esposa de Luís Galvão, não conhece o passado do marido;
  • Faustino, pajem de Luís Galvão, participante da trama para matar seu amo. Foi morto por Jão Fera;
  • Gonçalo Suçuarana, também conhecido com Pinta, jagunço, tinha inveja da fama ameaçadora de Jão Fera. Foi morto por Jão Fera;
  • Nhá Tudinha, viúva, mãe de Miguel e mãe adotiva de Berta;
  • Jão Fera, também conhecido como Jão Bugre, jagunço, apaixonado por Besita (mãe de Berta) na juventude, zela por Berta à pedido de sua amada;
  • Linda, filha de Luís Galvão e amiga de Berta, apaixonada por Miguel;
  • Luís Galvão, pai de Linda, marido de dona Ermelinda;
  • Miguel, filho de Inhá Tudinha, inicialmente apaixonado por Berta, passa a gostar de Linda à pedido de sua amada;
  • Monjolo, escravo de Luís Galvão, participante da trama para matar seu amo. Foi morto por Jão Fera;
  • Ribeiro, também conhecido como Barroso, marido de Besita, matou sua esposa por ciúmes;
  • Zana, mucama de Besita, enlouqueceu após presenciar a morte da ama;

Frases de José de Alencar

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. (Frases de José de Alencar)

O amor sem esperança não tem outro refúgio senão a morte. (Frases de José de Alencar)

Download do livro Til de José de Alencar em pdf.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a obra Til de José de Alencar, que tal ler por completo?


Download do livro Til em pdf.

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *