Home > Livros > Resumos > Resumo de Sonho de Uma Noite de Verão – Análise e Resenhado livro

Resumo de Sonho de Uma Noite de Verão – Análise e Resenhado livro

Sonho de uma noite de verão análise resenha e resumo do livro Sonho de uma noite de verão de Shakespeare. Principais personagens e link para download em pdf. A peça Sonho de uma noite de verão foi uma das primeiras comédias escritas por William Shakespeare, provavelmente em meados da década de 1590, após a conclusão de A Megera Domada.

A história de Sonho de Uma Noite de Verão mistura três tramas simultâneas que se interrelacionam, todas de confusões amorosas. Todas são conectadas pelo casamento do duque Teseu com a rainha das amazonas Hipólita.

Inicialmente, conhecemos o drama de Hermia, filha de Egeu. O pai quer casar a filha a força com Demétrio, mas ela está apaixonada por outro jovem, de nome Lisandro. Egeu convoca Teseu para resolver a disputa, evocando uma antiga lei que diz que a filha é obrigada a casar com quem o pai escolher, ou pode ser executada. Teseu oferece a Hermia uma terceira alternativa: tornar-se uma sacerdotisa da deusa Diana, sempre casta.

Enquanto isso, um grupo de teatro prepara uma peça para apresentar no casamento de Teseu e Hipólita. Enquanto isso, Oberon e Titânia, rei e rainha das fadas, chegam à floresta para o casamento. Os dois estão brigados, porque a rainha recusou-se a ceder um de seus criados ao marido. Buscando punir a esposa por desobediência, Oberon convoca Puck para aplicar uma poção do amor em Titânia enquanto ela dorme, assim ela se apaixonaria pela primeira criatura que visse ao acordar. A intenção de Oberon é fazer a rainha apaixonar-se por um animal da floresta, de forma constrangedora.

Enquanto isso, os apaixonados Hermia e Lisandro fogem para a floresta para tentar casar em segredo. Uma jovem chamada Helena, que é apaixonada por Demétrio, conta a ele sobre essa fuga na esperança de conquistar seu amor. Mas Demétrio segue os amantes fugidos, planejando matar Lisandro. Desesperada, Helena garante a Demétrio que vai fazê-lo feliz e amá-lo muito mais que Hermia, mas ele recusa seu amor. Vendo essa situação, Oberon quer ajudar e manda Puck colocar a poção de amor nos olhos de Demétrio, para que ele se apaixone por Helena.

Mas Puck faz uma confusão e acaba colocando a poção nos olhos de Lisandro. Quando Helena se aproxima para ver se ele está dormindo ou morto, ele acorda e apaixona-se instantaneamente por Helena, esquecendo de seu amor por Hermia. Oberon descobre o que aconteceu, e fica furioso com Puck. Para tentar consertar, eles pingam a poção do amor em Demétrio, que também vê Helena quando acorda: agora, ambos os jovens estão apaixonados por Helena (que fica confusa, acreditando que os jovens estão satirizando ela), e Hermia fica furiosa que a moça “roubou” seu amado Lisandro.

Sonho de Uma Noite de Verão
Sonho de Uma Noite de Verão

Os quatro ficam discutindo, e Lisandro e Demétrio resolvem ter um duelo pelo amor de Helena. Antes que isso aconteça, porém, Puck tira o feitiço de Lisandro e ele volta a amar Hermia, enquanto o Demétrio agora ama Helena.

Em outro ponto da floresta, o grupo de teatro encontrou uma clareira para ensaiar seu espetáculo. Puck resolve brincar com um dos integrantes, transformando sua cabeça na cabeça de um asno. Os outros correm assustados, e deixado sozinho (sem entender o que aconteceu) ele canta. A rainha Titânia, que dorme ali perto, acorda de seu sono com a canção, e imediatamente se apaixona pelo homem com cabeça de asno.

Como ele conseguiu constranger sua rainha, Oberon fica satisfeito. Ele pede a Puck que conserte tudo – liberte Titânia do feitiço e reverta a cabeça de asno – e que bote um feitiço nos quatro jovens para que eles acreditem que foi tudo um sonho. A peça termina com o casamento coletivo organizado por Teseu, e com Puck dizendo à platéia que talvez tudo que eles viram no palco não passou de um sonho (daí o nome da peça Sonho de Uma Noite de Verão ).

Principais personagens de Sonho de uma noite de verão

  • Teseu – Duque de Atenas;
  • Egeu – Pai de Hérmia;
  • Hérmia – filha de Egeu, apaixonada por Lisandro;
  • Lisandro – apaixonado de Hér­mia;
  • Demétrio – apaixonado por Hér­mia;
  • Helena – apaixonada por Demétrio;
  • Filóstrato – diretor de festas na corte de Teseu;
  • Oberon – Rei consorte dos elfos;
  • Titânia – Rainha das fadas;
  • Puck – elfo;
  • Quince – carpinteiro;
  • Bottom – tecelão;
  • Flauta – remenda-foles;
  • Hipólita – rainha das amazonas, noiva de Teseu;
  • Teia-de-aranha – fada;
  • Semente-de-mostarda – fada;
  • Flor-de-ervilha – faz o povo se apaixonar uns pelos outros;
  • Fada-vermelha – Espírito vermelho;

Frases de Sonho de uma noite de verão

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. – (Frases de Sonho de uma Noite de Verão)

Devagar! Quem mais corre, mais tropeça! – (Frases de Sonho de uma Noite de Verão)

A gratidão é o único tesouro dos humildes – (Frases de Sonho de uma Noite de Verão)

Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente – (Frases de Sonho de uma Noite de Verão)

Do jeito que o mundo anda, ser honesto é (igual) a ser escolhido entre dez mil – (Frases de Sonho de uma Noite de Verão)

Não há nada bom ou nada mau, mas o pensamento o faz assim – (Frases de Sonho de uma Noite de Verão)

Download do livro Sonho de uma Noite de Verão em pdf


Download

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...