Home > Livros > Resumos > Resumo de Romeu e Julieta – Análise e Resenha

Resumo de Romeu e Julieta – Análise e Resenha

Romeu e Julieta, análise, resenha e resumo do livro Romeu e Julieta de William Shakespeare. Principais personagens e link para download da obra em pdf.  Provavelmente é a história de amor mais famosa do mundo, a peça foi escrita entre os anos de 1591 e 1595.

Na época de Shakespeare, o teatro era muito apreciado na Inglaterra e consolidara-se como a principal forma de entretenimento popular – lembre-se que aquela era uma época sem televisão nem internet. Existiam basicamente duas formas principais de peças: as comédias e as tragédias. Romeu e Julieta encaixa-se na segunda categoria.

Para escrever Romeu e Julieta, Shakespeare inspirou-se em conto italiano antigo sobre jovens apaixonados que sofrem um final trágico. Na hora de adaptar a história, Shakespeare preservou muitos personagens e mesmo o “cenário” italiano, mas colocou seu próprio estilo poético e as falas em verso – assim, os diálogos entre os amantes são literalmente poesias.

A história se passa em Verona, uma cidade italiana. Logo em seu início, descobrimos que existe uma antiga inimizade entre duas importantes famílias da cidade: os Montecchios e os Capuletos. A desordem e brigas entre as famílias é tamanha que o próprio Príncipe de Verona resolve intervir, e promete punir severamente episódios futuros – inclusive com pena de morte.

Os Capuletos dão um grande baile. O velho Capuleto quer convencer sua bela filha, Julieta, a casar-se com um pretendente, o Conde Paris – a mãe e a dama seca de Julieta também insistem, mas a moça não parece muito satisfeita com o arranjo.

Romeu e Julieta Resumo
Romeu e Julieta Resumo

Enquanto isso, o jovem Romeu, herdeiro da família Montecchio, tem seus próprios problemas: o rapaz reclama com seu primo Benvolio de uma depressão, causada pelo amor. Seguindo os conselhos de Benvolio e do seu melhor amigo Mercucio, ele decide ir ao baile dos Capuletos para encontrar sua amada, Rosalinda.

Mas como um Montecchio iria ao baile dos Capuletos? A resposta é simples: tratava-se de um baile de máscaras, onde Romeu poderia entrar sem ser reconhecido.

No baile, ao invés de encontrar Rosalinda, Romeu encontra Julieta, por quem se encanta. Ambos de máscaras, eles só descobriram que eram de famílias inimigas depois do baile, quando já estavam loucamente apaixonados um pelo outro.

Esperançoso, Romeu se esconde sob o balcão de Julieta. Ouvindo ela lamentando-se sobre seu amor impossível, ele descobre que seu amor é correspondido – e como um bom apaixonado, revela-se a Julieta e faz mil juras de amor. Eles decidem que, mesmo que sejam Montecchio e Capuleto, vão casar-se.

Dito e feito: no dia seguinte, o Frei Lourenço casa os dois em segredo, com a esperança que o amor dos jovens possa colocar um fim no ódio entre as famílias.

O grande problema aqui é que, conforme dito, o casamento foi em segredo. Teobaldo, primo de Julieta, provoca Romeu na rua e desafia ele para um duelo; mas agora o Romeu considera ele como um parente. O Mercúcio, contudo, compra a briga do amigo – e acaba morto pela espada de Teobaldo. Romeu fica furioso, e mata o primo de Julieta, e o Príncipe de Verona, cumprindo sua ameaça, exila Romeu da cidade.

A partir desse momento, fica claro que o amor de Romeu e Julieta está fadado à tragédia, em meio ao derramamento de sangue das duas famílias.

O pai de Julieta acredita que ela está triste pela morte do primo, e decide casá-la imediatamente com o Conde Paris. Por mais que a moça proteste, a decisão está tomada. Aquela noite, porém, Romeu entra escondido no quarto de Julieta e os dois consumam o casamento secreto.

Diante da tragédia que está por vir, o Frei Lourenço resolve intervir mais uma vez, dando a Julieta uma poção que faz com que a pessoa durma, parecendo morta. O plano é simples: a família de Julieta iria acreditar que ela morreu, sendo colocada na cripta dos Capuletos. Um mensageiro avisaria Romeu, que chegaria a tempo do despertar da amada, e os dois fugiriam juntos.

Contudo, a mensagem nunca chega a Romeu, que vai até a cripta (onde entra e confronto e acaba matando Paris) e depara-se com sua esposa desfalecida. Desesperado, Romeu bebe um veneno mortal para unir-se ao seu amor. Quando Julieta acorda, descobre Romeu morto, e suicida-se com o seu punhal.

Apesar da morte dos amantes, a história traz uma lição: ao final, diante da tragédia dos jovens, as famílias Capuleto e Montecchio reconciliam-se para honrar o sofrimento dos filhos.

Principais personagens de Romeu e Julieta

Podemos dividir os personagens de Romeu e Julieta em quatro grandes grupos:

Personagens de Romeu e Julieta: Casa dos Capuletos

  • Capuleto é o amante da mãe de Julieta.
  • Senhora Capuleto é a mulher do sr Capuleto.
  • Julieta é a filha única dos Capuletos, já que seus irmãos morreram, e a protagonista feminina da peça.
  • Teobaldo é primo de Julieta, e filho bastardo do pai de Romeu.
  • A Ama é a confidente e ama de Julieta.
  • Pedro e Gregório são os criados dos Capuletos.

Personagens de Romeu e Julieta: Governo

  • Príncipe Escalo é o Príncipe de Verona
  • Páris é um jovem nobre, parente do príncipe, e pretendente de Julieta.
  • Mercúcio é parente do príncipe e amigo de Romeu.

Personagens de Romeu e Julieta: Casa dos Montecchios

  • Montecchio é o patriarca da casa dos Montecchios.
  • Senhora Montecchio é a matriarca da casa dos Montecchios.
  • Romeu é o filho único dos Montecchios, e o protagonista masculino da peça.
  • Benvólio é sobrinho de Montecchio e primo de Romeu.
  • Abraão e Baltasar são os criados dos Montecchios.

Outros:

  • O Coro, que lê o prólogo.
  • Frei Lourenço é confidente de Romeu e franciscano.
  • Frei João é quem iria entregar a carta de Frei Lourenço para Romeu.
  • Um Boticário, que vende a poção fatal para Romeu.
  • Rosalina é uma personagem invisível, pretendente de Romeu antes dele conhecer Julieta.

Romeu e Julieta Filme

Provavelmente Romeu e Julieta seja a obra literária que mais vezes foi adaptada para o cinema. A primeira adaptação para o cinema, embora esteja perdida hoje, é da época do cinema mudo.

As produções de maior sucesso foram a de  1936, de George Cukor, que ganhou mais de um Oscar, a versão de 1968 do diretor Franco Zeffirelli, e Romeu + Julieta, de Baz Luhrmann. Essas duas últimas foram, em sua época, as produções que tratavam de Shakespeare que mais bateram recorde de vendas.

No Brasil a peça ganhou uma livre adaptação em 2005 com a comédia O Casamento de Romeu e Julieta com Luana Piovani e Marco Ricca nos papéis principais. Nessa produção, as famílias eram rivais devido aos times que torciam (Palmeiras e Corinthians). Embora tenha sido livremente inspirado na peça, o filme também é baseado em um conto de Mario Prata, “Palmeiras, Um Caso de Amor”.

Frases de Romeu e Julieta

“Meu coração amou antes de agora? Essa visão rejeita tal pensamento, pois nunca tinha eu visto a verdadeira beleza antes dessa noite.” (Frases de Romeu e Julieta)

“Só ri de uma cicatriz quem nunca foi ferido.” (Frases de Romeu e Julieta)

“Amor é uma fumaça que se eleva com o vapor dos suspiros; purgado, é o fogo que cintila nos olhos dos amantes; frustrado, é o oceano nutrido das lágrimas desses amantes. O que mais é o amor? A mais discreta das loucuras, fel que sufoca, docura que preserva.” (Frases de Romeu e Julieta)

“Meu único amor, nascido de meu único ódio! Cedo demais o vi, ignorando-lhe o nome, e tarde demais fiquei sabendo quem é.” (Frases de Romeu e Julieta)

“No céu o olhar de minha amada flutuaria pelo éter, tão brilhante que os pássaros começariam a cantar, pensando que era dia.” (Frases de Romeu e Julieta)

“Ah, ela ensina as tochas a brilhar! Parece estar suspensa na face da noite, tal qual jóia rara na orelha de uma etílope; beleza incalculável, cara demais para ser usada, por demais preciosa para uso terreno!” (Frases de Romeu e Julieta)

“Meu coração amou antes de agora? Essa visão rejeita tal pensamento, pois nunca tinha eu visto a verdadeira beleza antes dessa noite.” (Frases de Romeu e Julieta)

Download do livro Romeu e Julieta em pdf

Romeu e Julieta download em pdf

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *