Home > Livros > Resumos > Resumo do livro O Pequeno Príncipe – Análise e Resenha

Resumo do livro O Pequeno Príncipe – Análise e Resenha

O Pequeno Príncipe, análise, resenha e resumo do livro Antoine de Saint-Exupéry. Principais personagens e link para download da obra em pdf. Publicado pela primeira vez em 1943, esse livro do aviador Antoine de Saint-Exupéry é a obra literária em língua francesa mais lida e mais traduzida do mundo, além de ter sido eleita o melhor livro francês do século XX.

A história começa com o narrador contando o fim precoce de sua carreira como desenhista, ainda como uma criança pequena, quando os adultos céticos não usavam a imaginação e não conseguiam entender seus desenhos – por exemplo, eles confundiram seu desenho de uma cobra digerindo um elefante com um chapéu.

Agora um adulto, o narrador é um piloto de avião. Ele sofre um acidente, e seu avião – bastante danificado – cai no meio do deserto do Saara, na África. Tentando consertar a aeronave para escapar do deserto, ele é interrompido por um interlocutor estranho: um menino pequeno (que o narrador chama de “pequeno príncipe”), que pede que ele desenhe uma ovelha.

Segue-se uma sequência de desenhos de ovelhas, até que o narrador, frustado, desenha uma caixa e responde que a ovelha está lá dentro. Surpreendentemente, o pequeno príncipe fica satisfeito, afirmando que era exatamente esse desenho que ele queria – ele precisa que a ovelha fique dentro da caixa, para evitar que ele coma a rosa.

Durante os oito dias seguintes em que o narrador tenta consertar seu avião, o pequeno príncipe fala de sua vida e suas aventuras. Nesse momento, começamos a conhecer um pouco mais sobre a vida do pequeno príncipe. Ele vive em um planeta distante, um planeta muito pequeno (na realidade, um asteroide do tamanho de uma casa), cujas características mais importantes são três pequenos vulcões (que devem ser “arrumados” todo dia), e algumas plantas.

O Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe

O cotidiano do príncipe é bastante atarefado: alem de cuidar diariamente dos vulcões, ele precisa arrancar pequenos matos e sementes da terra – ele teme que eles cresçam e tornem-se enormes baobás, cujas raízes gigantescas destruiriam o planeta. Além disso,  ele cuida de sua querida rosa, uma flor um pouco mal-humorada, mas que o príncipe ama com todo seu coração.

Um dia, um pouco cansado de sua rotina e das cobranças da rosa, o pequeno príncipe decide ir viajar pelo universo.Ele pega carona em um bando de pássaros migrantes, e parte.

Até chegar à terra e conhecer o narrador, o pequeno príncipe passou por vários outros pequenos planetas povoados por homens absurdos. Entre eles: um rei sem súditos, um empresário que passava todo o tempo a contar as estrelas e acreditava ser dono de todas, e um bêbado que bebia para esquecer da vergonha de ser bêbado.

Porém, antes de conhecer o narrador, ele viveu outras aventuras no deserto, que ele também conta. Ele viu roseiras, ficando surpreso ao descobrir que sua rosa não era única. Ele também conheceu uma raposa, que ensinou a ele o valor da amizade, explicando que a rosa era especial porque era a rosa que o príncipe amava. É a raposa que diz uma das frases mais célebres do livro: “És responsável pelo que cativas”.

Ao final, o príncipe retorna ao seu planeta permitindo a uma cobra amarela que o morda: ele avisa ao narrador que pode parecer que ele morreu, mas na realidade o corpo é muito pesado para levar de volta – e que ele sempre poderá ver o riso do príncipe quando olhar para as estrelas.

 

Frases de O Pequeno Príncipe

 – Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!” (Frases de O pequeno príncipe)

– Se alguém ama uma flor da qual só exista um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando as contempla. Ele pensa “Minha flor está lá, em algum lugar…” Mas se o carneiro come a flor, é, para ele, como se todas as estrelas repentinamente se apagassem! E isto não tem importância? (Frases de O pequeno príncipe)

Principais Personagens de O Pequeno Príncipe

  • O Pequeno Príncipe
  • A Raposa
  • A Rosa
  • O Piloto
  • O Carneiro e a caixa
  • O Chapéu e o Elefante dentro da Serpente
  • A Serpente
  • O Rei
  • O Bêbado
  • O Homem de Negócios
  • O Acendedor de Lampiões
  • O Geógrafo
  • O Astrônomo
  • O Vaidoso

Download do livro O Pequeno Príncipe em pdf

Agora que você já conhece um pouco mais da história de O Pequeno Príncipe, que tal ler por completo?


Download

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...