Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Cortiço – Análise e Resenha

Resumo do livro Cortiço – Análise e Resenha

Cortiço, análise, resenha e resumo do livro Cortiço de Aluísio de Azevedo. Principais personagens e link para download da obra em pdf. Publicado em 1890, o clássico O Cortiço é um marco do naturalismo no Brasil, marcado principalmente pelo uso extenso de zoomorfismo – uma técnica em que personagens são comparadas a animais, em geral quando elas se deixam guiar pelos seus instintos animalescos.

No romance, o autor Aluísio de Azevedo nos expõe o cotidiano dos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro. Os cortiços, no tempo em que a obra foi escrita, eram os predecessores das favelas, onde vivia a camada mais pobre da sociedade.

Também é interessante perceber que Azevedo escreveu essa obra extremamente influenciado por algumas correntes científicas de sua época, como o determinismo (que define que o ser humano e seu destino são profundamente influenciados pelo meio, local e momento) e o darwinismo. Assim, suas personagens são impactadas pelo local insalubre e decadente em que vivem, que seria mais propício à promiscuidade e outros desvios de caráter.

O Cortiço opõe-se a várias características do Romantismo, que era dominante na época. Dessa forma, ao invés de focar em indivíduos e seus sentimentos, o destaque é para a coletividade, que porta-se como um bando de animais em busca de sobrevivência e reprodução.

Portanto, há uma série de personagens que povoam as páginas do romance. O primeiro a qual somos apresentados é o ganancioso português João Romão, um homem pão-duro que investe apenas em formas de conseguir mais dinheiro – assim, ele conseguiu construir o cortiço. Ele engana a trabalhadora negra Bertoleza, que acaba sendo sua empregada sem ganhar nada.

Romão tem um vizinho rico chamado Miranda, que enriqueceu pelo dote de sua mulher Estela, com quem vive um casamento infeliz. Ele inveja Romão, que pôde enriquecer por seus próprios meios.

O Cortiço - Resumo
O Cortiço – Resumo

Enquanto isso, o ambicioso português constrói uma pedreira, e contrata o também português Jerônimo para supervisionar os funcionários. Aos poucos, o supervisou honesto e esforçado transforma-se em um malandro preguiçoso, e se apaixona por Rita Baiana, uma mulata que vive no cortiço – onde Jerônimo hospedou sua mulher Piedade, e sua filha.

Acontece que Rita Baiana tem um namorado, chamado Firmo, que briga com Jerônimo, que esfaqueado é enviado ao hospital. Quando sei de lá, prepara uma emboscada para Firmo, e joga seu cadáver no mar.

Também vive no cortiço a pobre Pombinha, uma moça loira e virtuosa, de boa família, que perdeu todo dinheiro com o suicídio do pai e foi obrigada a viver no cortiço com sua mãe. Pombinha é influenciada pelos moradores do cortiço, e passa a aproximar-se da prostituta Léonie, com que vive uma paixão lésbica.

Enquanto isso, Miranda torna-se um barão, o que desperta a inveja de seu vizinho Romão. Quando seu cortiço é destruído pelo fogo, ele o reconstrói como moradia para a classe média, e não mais para os miseráveis. Tornado-se mais rico que antes, e ele planeja casar-se com a filha de Miranda para herdar o seu título, mas antes precisa livrar-se de Bertoleza. Como ele forjou sua carta de alforria – e portanto, ela ainda é uma escrava – ele conta ao seu dono sua localização. Mas antes de ser capturada, a negra comete suicídio.

Principais personagens do livro Cortiço


JOÃO ROMÃO: taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador.

BERTOLEZA: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.

MIRANDA: comerciante português. Principal opositor de João Romão. Mora num sobrado aburguesado, ao lado do cortiço.

JERÔNIMO: português “cavouqueiro”, trabalhador da pedreira de João Romão, representa a disciplina do trabalho.

RITA BAIANA: mulata sensual e provocante que promove os pagodes no cortiço. Representa a mulher brasileira.

PIEDADE: portuguesa que é casada com Jerônimo. Representa a mulher européia.

CAPOEIRA FIRMO: mulato e companheiro que se envolve com Rita Baiana.

ARRAIA-MIÚDA: representada por lavadeiras, caixeiros, trabalhadores da pedreira e pelo policial Alexandre.

Filme Lolita – Adaptação da obra para o cinema

O Cortiço recebeu uma adaptação para o cinema no ano de 1978, sob a direção Francisco Ramalho Jr. Alguns dos atores que participaram do elenco estão listados abaixo:

  • Armando Bógus…João Romão
  • Betty Faria…Rita Baiana
  • Mário Gomes
  • Maria Alves
  • Maurício do Valle
  • Jorge Coutinho
  • Ítala Nandi
  • Beatriz Segall
  • Jacyra Silva
  • Zaira Zambelli
  • Antônio Pompêo
  • Helber Rangel
  • Sílvia Salgado
  • Carmem Monegal
  • Marco Antônio
  • Phydias Barbosa
  • Leonidas Bayer
  • Teresa Briggs
  • Dinorah Brillanti

Download do livro O Cortiço em pdf

Agora que você já conhece um pouco sobre a história do livro O Cortiço, que tal ler por completo?

Download O Cortiço pdf

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *