Home > Livros > Resumos > Resumo de Macbeth – Análise e Resenha

Resumo de Macbeth – Análise e Resenha

Macbeth, análise, resenha e resumo do livro Macbeth de William Shakespeare. Principais personagens e link para download da obra em pdf. Assim como Hamlet, Macbeth um dos trabalhos mais conhecidos do célebre dramaturgo inglês William Shakespeare, considerados por muito como uma de suas obras mais sombrias e eloquentes.

Trata-se de uma história sobre cobiça, poder e loucura, na qual acompanhamos a ascensão do general Macbeth ao trono da Escócia. A peça provavelmente foi escrita entre 1603 e 1607, junto ou um pouco antes de Hamlet. Além de centenas de montagens, a peça também inspirou uma ópera e muitos filmes.

No início da trama, Macbeth é um general leal e corajoso que volta do combate. No caminho, encontra três bruxas, que fazem uma profecia de grandeza: que em breve ele será thane de Cawdor, e em seguida tornará-se rei. Macbeth é acompanhado por seu amigo Banquo, que pergunta às bruxas o que o destino reserva para ele; elas respondem que ele não será rei, mas será o pai de uma linhagem de reis.

Após o sumiço das bruxas, um mensageiro vai encontrar Macbeth e Banquo, para trazer boas notícias: Macbeth foi nomeado thane de Cawdor. A concretização da primeira parte da profecia acende a ambição de Macbeth, que escreve uma carta narrando o que aconteceu à sua esposa.

Quando o rei Duncan decide passar uma noite no castelo de Macbeth, sua esposa cria um plano para assassinar o rei e usurpar seu trono. Com sedução e artimanhas, ela convence seu marido a colocar o plano em prática. Ele consegue colocar a culpa do assassinato nos criados do rei; os filhos do rei fogem de medo, e Macbeth assume o trono.

Apesar do sucesso, Macbeth não tem paz: ele é atormentado tanto pela culpa pelo que fez (e pelas atrocidades que passa a cometer, como veremos), quanto pelo constante medo de perder o trono. Ele lembra da profecia que as bruxas fizeram sobre Banquo: que seus filhos iniciariam uma nova linhagem de reis. Temeroso, Macbeth encomenda a morte de Banquo e de seu filho. Porém, o filho de Banquo consegue escapar dos assassinos, e foge.

Na noite da morte de Banquo, Macbeth é atormentado pelo espectro do amigo traído, que senta-se em seu lugar à mesa. O rei grita e desespera-se, o que força Lady Macbeth a pedir que os convidados se retirem.

Macbeth - Resumo do livro
Macbeth – Resumo do livro

Cada vez mais perturbado, Macbeth resolve consultar as bruxas novamente, para descobrir qual será seu destino. Elas fazem novas profecias: que o rei deve ter “cuidado com MacDuff”, mas que ele não tem nada a temer já que jamais poderia ser derrotado por homem algum “nascido de uma mulher”. Finalmente, anunciaram que Macbeth não seria derrotado até que “a Floresta de Birnam caminhe até as alturas do Monte Dunsinane”. Macbeth fica mais tranqüilo, mas para certificar-se de sua paz manda matar todos no castelo de MacDuff, incluindo sua esposa e filhos.

Enquanto isso, a culpa também atormenta Lady Macbeth, que caminha sonâmbula pela casa tentando limpar “manchas de sangue” (criadas por sua consciência pesada) das mãos. Até a conclusão da trama, Lady Macbeth suicida-se.

Após seus muitos crimes, Macbeth passa a ser visto como um tirano e perde o apoio da maioria de seus thanes. Um dos filhos do falecido rei Duncan e MacDuff organizam um exército para tentar derrubá-lo do poder. Ao atravessar a floresta de Birnam, ordenam aos soldados que cada um arranque e carregue consigo um galho, para camuflar-se – assim, a floresta caminha até o Monte Dunsinane, concretizando uma das profecias.

Finalmente, McDuff luta contra Macbeth, que não teme o oponente porque ouviu das bruxas que nenhum homem nascido de uma mulher poderia derrotá-lo. É nesse momento que McDuff revela que nasceu de cesariana, e não propriamente de uma mulher – ele corta a cabeça de Macbeth, acabando com seu reinado sanguinolento.

Principais personagens de Macbeth

  • Duncan: Rei da Escócia
  • Malcolm: Filho mais velho de Duncan
  • Donalbain: Filho mais novo de Duncan
  • Macbeth: General do exército do rei Duncan, thane de Cawdor, thane de Glamis e, posteriormente, rei da Escócia
  • Lady Macbeth: Esposa de Macbeth, posteriormente rainha da Escócia
  • Banquo: Amigo de Macbeth e general no exército do rei Duncan
  • Fleance: Filho de Banquo
  • Macduff: Thane de Fife
  • Lady Macduff: Esposa de Macduff
  • Filho de Macduff
  • Ross, Lennox, Angus, Mentieth, Caithness: Lordes escoceses
  • Siward: Earl de Northumberland, general das tropas inglesas
  • Jovem Siward: Filho de Siward
  • Seyton: Criado de Macbeth
  • Hécate: Bruxa-chefe/Deusa da bruxaria
  • Três Bruxas
  • Três Assassinos
  • Porteiro (ou Mensageiro): Porteiro do castelo de Macbeth
  • Médico inglês
  • Médico escocês: Médico de Lady Macbeth
  • Senhora: Criada de Lady Macbeth

Frases de Macbeth

O poder é a escola do crime.
A vida é apenas uma sombra ambulante,um pobre palhaço que por uma hora se empavona e se agita no palco, sem que depois seja ouvido; é uma história contada por idiotas cheia de fúria e muita barulheira que nada significa

Filme Macbeth

A obra foi a quarta adaptação de Hollywood (pós-cinema falado) de uma peça de Shakespear. Na adaptação de Macbeth para o cinema houve muitas mudanças no texto de Shakespeare. A maior mudança foi a introdução de um novo personagem, o Homem Santo.

Para 2015 está prevista uma nova adaptação de Macbeth para os cinemas.

Download do livro Macbeth em pdf

Macbeth download em pdf

Check Also

A-Culpa-e-das-estrelas-banner

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *