Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Lolita – Análise e Resenha

Resumo do livro Lolita – Análise e Resenha

Lolita, análise, resenha e resumo do livro Lolita de Vladimir Nabokov. Principais personagens e link para download da obra em pdf. O famoso livro Lolita, do autor russo radicado nos EUA Vladimir Nabokov, conta a história da obsessão de um homem de meia idade – Humbert Humbert – por uma pré-adolescente chamada Lolita (apelido para Dolores).

Inclusive, o começo do livro (um dos mais famosos da literatura) retrata bem a obsessão do narrador ao colocá-lo repetindo freneticamente o nome de seu objeto de desejo, mudando sua pronúncia e algumas vezes alternando de apelidos.

No início da história, aprendemos um pouco sobre a vida de Humbert. Um professor europeu. Ele nos conta sobre suas frustradas paixões infantis – como pela bela Annabel -, que poderiam ser alguma espécie de justificativa por sua atração pela menina Lolita. Em seguida, compreendemos os motivos de sua mudança para os EUA, ponto de partida da narrativa.

No novo país, Humbert torna-se hóspede de Charlotte, mãe de Lolita, que tem doze anos. Longe dos olhos da mãe, o professor apaixona-se pela menina geniosa e adepta das meias soquetes e saias de pregas, e troca caricias escondidas. Um dia, quando Lolita está num acampamento, Charlotte confessa estar apaixonado por Humbert, e ele aceita casar-se com ela apenas para poder ficar perto da menina.

Vladimir Nabokov - Lolita
Vladimir Nabokov – Lolita

As coisas mudam completamente quando a mãe de Lolita morre de forma inesperada em um acidente de carro. De certa forma, isso é um alivio para Humbert, que não suporta a nova esposa e tem dificuldades para parecer gostar dela. Oportunamente, ele torna-se guardião de Lolita, e resolve viajar de carro pelos Estados Unidos com a menina.

Porém, a partir desse momento há um choque entre o narrador e sua amada: Lolita é uma pré-adolescente irritável e complicada, com todas as necessidades da idade, enquanto Humbert é um homem de meia idade com a paciência curta e pouca compreensão. Ainda assim, ele dobra-se a quase todos caprichos da menina, que torna-se cada vez mais geniosa e mimada.

Finalmente, os dois instalam-se em uma cidade universitária, na qual Lolita volta a ir para a escola. A convivência de sua amada com meninos e meninas de sua própria idade desperta ciúmes cada vez mais doentios em Humbert, que teme perdê-la para essas novas companhias.

Boa parte das desconfianças de Humbert se mostram verdadeiras quando Lolita, internada em um hospital, foge. Deprimido, Humbert acaba relacionando-se com Rita, uma mulher com o dobro da idade de Lolita e que não inspira nele a mesma paixão. Sua paz é interrompida quando, três anos depois, ele recebe uma carta da ninfeta – casada, grávida, precisando de dinheiro.

Ele vai atrás da menina, mas não encontra mais nela a mesma graça, pois agora ela já é adulta (por exemplo, ele sente nojo do fato dela agora depilar as pernas, ao invés de deixar crescer seus “lindos” pelinhos dourados). Ainda assim, ele oferece dinheiro para ela fugir com ele, mas ela recusa. Inconformado, Humbert assassina o homem que roubou sua Lolita, e considerado louco pela policia vai parar em um hospital psiquiátrico antes de ir para a prisão, de onde escrever toda a narrativa.

Principais personagens de Lolita

  • Humbert Humbert
  • Charlotte Haze
  • Dolores “Lolita” Haze
  • Clare Quilty
  • Richard T. “Dick” Schiller
  • John Farlow

Filme Lolita – Adaptação da obra para o cinema

Foram realizadas duas versões cinematográficas do romance: a primeira, de 1962, realizada por Stanley Kubrick; e a outra, em 1997 dirigida por Adrian Lyne.

Elenco Principal – 1962

James Mason — Humbert Humbert
Shelley Winters — Charlotte Haze
Sue Lyon — Dolores “Lolita” Haze
Peter Sellers — Clare Quilty
Gary Cockrell — Richard T. “Dick” Schiller
Jerry Stovin — John Farlow

Elenco Principal – 1997

Jeremy Irons – Humbert Humbert
Melanie Griffith – Charlotte Haze
Frank Langella – Clare Quilty
Dominique Swain – Dolores ‘Lolita’ Haze

Adaptação de Lolita na música

A banda The Veronicas e a cantora Belinda possuem músicas inspiradas no romance. A cantora Lana Del Rey também se baseia fortemente em Lolita em várias de suas composições. Além da banda The Pretty Reckless, que atualmente lançou a música ”Sweet Things” que foi inspirada nesse romance.

Download do livro Lolita em pdf.


Download

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *