Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Édipo Rei – Análise e Resenha

Resumo do livro Édipo Rei – Análise e Resenha

Édipo rei, análise, resenha e resumo do livro de Sófocles. Principais personagens e link para download da obra em pdf. Édipo Rei é uma das mais importantes tragédias gregas, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C. como primeira parte de uma trilogia de peças, que também inclui Antígona e Édipo em Colono. A obra atingiu tamanho reconhecimento que em Poética –até hoje um paradigma para as Artes – Aristóteles considerou Édipo Rei o mais perfeito exemplo de tragédia grega.

Foi também essa famosa história que emprestou o nome ao “Complexo de Édipo”, conceito criado pelo psicanalista Sigmund Freud para definir a atenção sexual que uma criança teria pelo membro da família do sexo oposto (no caso dos meninos, a mãe) durante a segunda infância, período no qual dá-se conta da diferença entre os sexos.

O protagonista da história é Édipo. No início da peça, ele é encontrado como um bebê, abandonado com as pernas amarradas para morrer entre as cidades gregas de Tebas e Corinto. Um pastor tem piedade da criança, e ele acaba sendo adotado pelo rei de Corinto, Pólibo.

Contudo, uma profecia terrível recai sobre Édipo: no futuro, ele irá matar o próprio pai e desposar a mãe. Para evitar esse destino, ele resolve deixar Corinto.

Édipo rei Resumo
Édipo rei Resumo

Caminhando sem rumo, Édipo acaba encontrando um velho senhor, com quem tem uma discussão acalorada. Revoltado, Édipo mata o velho e toda sua comitiva – restando apenas um homem vivo que testemunhou o acontecido -, antes de seguir viagem.

Chegando às portas de Tebas, Édipo encontra um monstro terrível: a Esfinge. A fera propõe ao protagonista um desafio – ela lança uma charada: se Édipo errar a resposta, será devorado. É o famoso “Decifra-me ou devoro-te”. Ao acertar a resposta, Édipo salva não apenas a si mesmo como a toda a cidade de Tebas, sendo recebido como um herói. Como recompensa, recebe a coroa de Tebas e a mão da rainha Jocasta, que havia ficado viúva misteriosamente.

Édipo e Jocasta têm muitos filhos, e mais de 15 anos se passam. Então, a cidade de Tebas passa a ser assolada por uma doença terrível, e o rei Édipo consulta um oráculo para saber o que fazer. As ordens são claras: a pestes cessará somente quando o assassino misterioso do rei Laio for encontrado e punido. O rei promete que o fará.

Nesse momento, vários mistérios da trama se revelam. O homem que sobreviveu ao ataque furioso de Édipo em suas andanças o reconhece , e desvenda todo o mistério. Descobre-se que Laio era o velho que Édipo matou em suas andanças; não só isso, como Édipo descobre que não era filho legítimo de Pólibo, e que ele era a criança abandonada por Laio e Jocasta, que temiam a realização da profecia! E assim, profecia se realizou: Édipo matou o próprio pai, e casou com a mãe.

Ao descobrir essa horrível verdade, Jocasta suicida-se. Já Édipo fura os próprios olhos, e amaldiçoa seus dois filhos, que brigam pela coroa. Agora, o cego Édipo é um andarilho, fadado a morrer nos bosques de Colono – quem o guia é sua filha Antígona.

Principais personagens de Édipo Rei

  • O Rei Édipo
  • O Sacerdote
  • Creonte
  • Corifeu
  • Tirésias
  • Jocasta
  • Um Mensageiro
  • Um Servo
  • Um Emissário
  • Coro dos Anciãos de Tebas

Filme Édipo Rei – Adaptação da obra para o cinema

Sob a direção de Pier Paolo Pasolini a obra Édipo Rei recebeu uma adaptação para o cinema em 1968. O filme faz parte do “Ciclo Mítico” de filmes do diretor Pier Paolo Pasolini que conta também com filmes como Teorema, Porcile e Medéia, a Feiticeira do Amor.

Download do livro Édipo Rei em pdf.


Download

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...