Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Dom Quixote – Análise e Resenha

Resumo do livro Dom Quixote – Análise e Resenha

Dom Quixote, análise, resenha e resumo do livro Dom Quixote de Miguel de Cervantes. Principais personagens e link para download da obra em pdf. Com o título original de El ingenioso higaldo Don Qvijote de La Mancha (“O engenhoso fidalgo Dom Quixote da Mancha), Miguel de Cervantes escreveu sua mais famosa obra no final de sua vida, tendo sua primeira parte publicada em Madrid em 1605, e a segunda parte dez anos depois, em 1615.

Na história, acompanhamos as aventuras do protagonista Alonso Quijano, um fidalgo que lê tantas novelas sobre os nobres cavaleiros (os famosos romances de cavalaria) que ele deseja converter-se em um cavaleiro andante. Ele escolhe para si mesmo o nome de Dom Quixote, e nomeia seu cavalo magrelo de Rocinante; para ser um cavaleiro completo, ele recruta Sancho Pança – um fazendeiro humilde – para ser seu escudeiro.

O ponto mais interessante é que, praticamente sem juízo, Dom Quixote enfrenta elementos comuns do mundo como se fossem as figuras lendárias dos romances de cavalaria. Através desse recurso, Cervantes cria uma paródia muito bem elaborada do gênero, satirizando os preceitos e elementos que dominavam as aventuras dos heróis medievais. A forma como a história é desenvolvida também permite que o autor desenvolva belas figuras de linguagem, como metáforas e simbolismos.

Como foi citado anteriormente, a história é dividida em duas partes.

Dom quixote segunda parte
Dom quixote segunda parte

A primeira é mais maneirista, não apresentando regras claras em sua elaboração – é, como disse Cervantes, “total liberdade”. Divide-se em quatro capítulos: no primeiro, conhecemos Alonso Quijano, um senhor aposentado na casa dos cinqüenta anos, que vive com sua sobrinha e uma empregada. Ele adora ler seus romances de cavalaria, a ponto de afetarem seu juízo – ele acredita que a ficção é realidade, e decide tornar-se um cavaleiro errante. É no segundo capítulo que Alonso, já convertido em Dom Quixote, convoca Sancho Pança e que ocorre a famosa passagem que ele batalha contra os moinhos de vento.

Os outros dois capítulos da primeira parte relatam diversas aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança, como suas desventuras com um grupo de pastores e o encontro com outra personagem importante, Dorotéia, a musa inspiradora do protagonista.

A segunda parte, que tem apenas um capítulo, assume um tom mais sério e filosófico quanto comparado à publicação anterior. O que é bastante interessante é que a segunda parte assume a fama de Dom Quixote – ou seja, quando ele e seu escudeiro encontram novas personagens, elas já sabem de suas aventuras e seus delírios. Assim, quando as pessoas o encontram, começam a enganá-lo e aproveitar-se de sua falta de juízo por pura diversão. Como resultado, a segunda parte das aventuras de Dom Quixote acabam surgindo de uma série de “pegadinhas”. A maioria delas é bastante cruel, e testam toda a nobreza, honra e devoção do protagonista a Dulcinéia.

Dom Quixote é submetido a tamanha pressão que em alguns momentos chega a oscilar próximo à sanidade. No final, o cavaleiro perde uma batalha em uma praia de Barcelona, e seguindo seu código de honra de cavaleiro, deve submeter-se a vontade do vitorioso – que pede que ele abandone suas aventuras por um ano, tempo suficiente para seu curado de sua loucura. Dessa forma, acabam as aventuras de Dom Quixote.

Principais personagens de Dom Quixote

  • Dom Quixote
  • Sancho Pança
  • Ricote
  • Dulcinéa
  • Ginés de Pasamonte
  • Cardênio
  • Rocinante
  • Clavileño
  • Antonio Quijana

Frases de Dom Quixote

Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade. (Frases de Dom Quixote)

À força de tanto ler e imaginar, fui me distanciando da realidade ao ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivo (Frases de Dom Quixote)

Cada um é filho das suas obras. (Frases de Dom Quixote)

Quando o coração trasborda, a língua fala. (Frases de Dom Quixote)

Pois que o amor e a afeição com facilidade cegam os olhos do entendimento. (Frases de Dom Quixote)

Download do livro Dom Quixote em pdf

Download Dom Quixote pdf

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *