Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Dom Casmurro – Análise e Resenha

Resumo do livro Dom Casmurro – Análise e Resenha

Dom Casmurro, análise, resenha e resumo do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Principais personagens e link para download da obra em pdf. A obra que tornou famosa a personagem Capitu, foi escrita em 1899 por Machado de Assis e é considerado por muitos como sua obra prima, unindo a genialidade de seu estilo de escrita com uma trama complexa, envolvente e cheias de nuances.

A narrativa começa com o protagonista, Bentinho, apelidado no fim da vida de “Dom Casmurro”, contando quais acontecimentos de seu passado que o levaram a tal estado de mal humor, a ponto de merecer o apelido. A história inicia-se na infância de Bentinho, um garoto coberto de cuidados pela mãe viúva, criado em uma família abastada.

Através de Bentinho, conhecemos Capitolina, uma vizinha da mesma idade que ele. A família e Capitolina – ou Capitu, como ela é chamada – é mais pobre que a de Bentinho, mas não falta à menina energia e encanto. Um romance jovem começa a brotar entre os dois, mas é interrompido às pressas pela mãe de Bentinho, que o envia ao seminário.

É no seminário que o jovem conhece seu melhor amigo, Ezequiel de Sousa Escobar. Ambos saem do seminário e seguem rumos diferentes na vida – Bentinho torna-se advogado, e Escobar, comerciante – mas os dois tornam-se inseparáveis a partir de então. Escobar casa-se com Sancha, amiga de Capitu, enquanto Bentinho casa-se com sua paixão de infância. Os dois casais são tão próximos que dão aos filhos os nomes uns dos outros: Escobar e Sancha chamam a filha de Capitolina, enquanto o outro casal nomeia o filho de Ezequiel.

Tudo parece bem até que Escobar morre afogado. No velório do amigo, Bentinho nota que Capitu olha fixamente para o defunto. A partir de então, passa a desconfiar que a esposa o traía com o melhor amigo, e aos poucos duvida até mesmo da paternidade de Ezequiel.

A partir desse ponto, o ciúmes de Bentinho vai destruindo aos poucos sua relação com a esposa e o filho, relegando o advogado à solidão e ao seu estado “Casmurro”. Nem a morte de Capitu e de Ezequiel, ambos afastados de Bentinho, são suficientes para acalmar o coração do narrador da tormenta da desconfiança.

Dom Casmurro - Resumo
Dom Casmurro – Resumo

Talvez um dos aspectos mais marcantes do livro de Machado de Assis seja a ambigüidade: não é fácil descobrir ao certo até que ponto as desconfianças de Bentinho têm fundamento. Isso porque todos os elementos utilizados como base para o ciúmes são extremamente subjetivos, e poderiam muito bem existir somente na mente de Bentinho: os “olhos de ressaca” de Capitu, a suposta semelhança entre Ezequiel e Escobar.

Curiosamente, na época em que Dom Casmurro foi publicado, essa ambivalência do texto nunca foi levantada. Por questões culturais e pela própria posição da mulher na sociedade, a traição de Capitu era tida como certa, e o romance era encarado como um livro sobre um homem traído. Apenas em anos posteriores foi levantada a possibilidade de nunca ter ocorrido a traição, sendo ela apenas resultado da imaginação de Bentinho.

Personagens principais de Dom Casmurro

  • Capitu
  • Bentinho

Personagens secundárias de Dom Casmurro

  • Dona Glória (mãe de Bentinho)
  • Tio Cosme (irmão de Dona Glória)
  • José Dias (agregado)
  • Prima Justina (prima de Dona Glória)
  • Pedro de Albuquerque Santiago (falecido, pai de Bentinho)
  • Sr. Pádua e Dona Fortunata (pais de Capitu)
  • Padre Cabral
  • Escobar (amigo de Bentinho)
  • Sancha (companheira de Colégio de Capitu)
  • Ezequiel (filho de Capitu e Bentinho)

Download do livro Dom Casmurro em pdf



Download Dom Casmurro pdf

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *