Home > Livros > Resumos > Resumo de A Culpa é das Estrelas

Resumo de A Culpa é das Estrelas

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os principais personagens e link para download da obra em pdf. A Culpa É das Estrelas (em inglês: The Fault in Our Stars) é o sexto romance de John Green, publicado em janeiro de 2012.

A história é narrada por uma paciente com câncer de 16 anos de idade, chamada Hazel Grace, que é forçada por seus pais a participar de um grupo de apoio, onde posteriormente se encontra e se apaixona por Augustus Waters, de 17 anos, ex-basquetebolista amputado.

Hazel Grace é uma jovem prestes a completar dezessete anos de idade e desde os treze sofre com um câncer na tireoide que evoluiu para uma metástase no pulmão e faz com que ela tenha que andar com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar.  Os médicos estão convencidos que ela está deprimida já que passa muito tempo pensando na morte, sendo assim ela é instruída a frequentar um Grupo de Apoio liderado por Patrick (que sofreu câncer nos testículos, como mencionado no livro), o único adulto. Segundo Hazel, a única coisa que salvava o grupo era um menino chamado Isaac, com quem ela nunca conversava verbalmente, apenas por meio de suspiros e que tem um câncer nos olhos, que o fez perder um olho e agora está prestes a lhe levar o outro.

Em uma quarta-feira, Hazel está determinada a ficar em casa e assistir America’s Next Top Model, porém, depois da insistência de sua mãe, acaba indo assim mesmo. É nesse dia que ocorre a reviravolta da história dela: ela conhece Augustus Waters, um garoto com osteossarcoma em remissão e melhor amigo de Isaac, por quem ela não consegue evitar se apaixonar.  Em um aspecto eles dois são muito diferentes: Augustus teme o esquecimento e está desesperado por deixar uma marca no mundo. Hazel, por outro lado, não se importa com isso, ela acha que é uma granada e que quanto menos pessoas ela machucar quando explodir, melhor. Além disso, ela vê o esquecimento como inevitável para todos.

A Culpa é das Estrelas
A Culpa é das Estrelas

Ela aprendeu isso com Peter Van Houten, que é o autor do seu livro preferido “Uma Aflição Imperial” (UAI) sobre uma menina chamada Anna que tem um tipo raro de leucemia. O grande problema é que o livro acaba no meio de uma frase, como se Anna tivesse ficado doente demais para escrever ou tivesse morrido. Só que isso deixa Hazel sem saber o que aconteceu com os outros personagens da trama e ela escreve diversas cartas para Van Houten, mas ele nunca escreve de volta.

Ele se mudou dos EUA para a Amsterdã e nunca mais se ouviu dele, de qualquer livro que ele tenha publicado ou de qualquer entrevista que ele tenha dado. Ninguém sabe dele e uma das grandes angustias de Hazel é não saber o que acontece com a família de Anna depois que ela morre.  Depois de mostrar o livro ao Gus, ele arranja um jeito de entrar em contato com a assistente de Van Houten e consegue um endereço de e-mail pelo qual Hazel pode se comunicar com o autor, onde ele deixa claro que o único modo de ele contar o que acontece é se eles se encontrarem pessoalmente. Depois de algumas complicações é o que acaba acontecendo. Ela, o Gus e a mãe dela acabam viajando para a Amsterdã e juntos eles vão se apaixonando e aproveitando o pequeno infinito que a vida lhes reserva.

Curiosidades sobre o livro A Culpa é das Estrelas

A heroína da vida real chamava Esther Earl e morreu aos 16 anos de idade em 25 de Agosto de 2010. Foi Esther, inclusive, quem apoiou John Green a escrever A Culpa É das Estrelas.

Esther Earl
Esther Earl, que inspirou a personagem de A Culpa é das Estrelas

Embora soubesse que seu fim era inevitável, a jovem de Massachusetts continuou mantendo o humor e a esperança, inclusive postando vídeos no YouTube. Em uma de suas últimas mensagens, Esther disse: “Eu amo minha família… e minhas irmãs, amo meu irmão, amo meu pai, amo minha mãe, amo meus pets. Eu amo meus amigos. Meus amigos são incríveis”.

Esther conheceu John Green numa conferência em 2009 e continuaram amigos e se viram várias vezes até sua morte. Os pais de Esther, Wayne e Lori, fundaram a organização sem fins lucrativos This Star Won’t Go Out para ajudar famílias que têm filhos com câncer. Também lançaram um livro homônimo com cartas e diários da filha cujo prefácio é de John Green. A data de 3 de agosto, dia do aniversário de Esther, é comemorada todos os anos com pessoas vindas do mundo inteiro a fim de celebrar a vida. E viva a vida!

Frases de A Culpa é das Estrelas

Todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa. – (Frases de A Culpa é das Estrelas)

As marcas que os seres humanos deixam são, com frequência, cicatrizes. – (Frases de A Culpa é das Estrelas)

ta vendo aquele horizonte? é o horizonte do foda-se. – (Frases de A Culpa é das Estrelas)

Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações. – (Frases de A Culpa é das Estrelas)”

Filme A Culpa é das Estrelas

Adaptação do livro para o Cinema: A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars) foi lançado em 5 de junho de 2014 no Brasil, 6 de junho nos Estados Unidos e 19 de junho em Portugal. O filme teve uma recepção positiva da crítica, com louvor indo para o desempenho bom de Woodley durante todo o filme. O filme também provou ser bem sucedido comercialmente, com isso mantendo o ponto n º 1 na bilheteria durante sua semana de estreia e tendo arrecadou mais de $280 milhões em todo o mundo contra o seu orçamento de $12 milhões.

Download do livro A Culpa é das Estrelas em pdf.

Agora que você já conhece um pouco sobre a história do livro A culpa é das Estrelas, que tal ler por completo?

Download do livro A culpa é das Estrelas

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

10 comments

  1. Eu ja li o livro e achei ele surpreendentemente marcante em minha vida,eu nao tenho nenhuma doença que eu possa morrer,graças a Deus.O primeiro paragrafo do livro me mostrou uma parte igual a da minha vida,e acho tanto o livro quanto o filme especialmente maravilhosos.

  2. Amei o livro o filme

  3. filme incrível! Sem explicação!!

  4. Super legal mas muito triste no final

  5. Eu nunca vi um filme tão lindo e emocionante

  6. Lindo demais essa historia emocionante

  7. Qr mt ler esse livro por completo mais n tenho dinheiro pra comprar so de sb um pouco sobre o livro ja fico feliz e com mais curiosidade de ler td ele completo

  8. Muito bom o livro e o filme

  9. Perdi alguém próximo com câncer foi doloroso mais acho que o filme consegue conscientizar todas as pessoas a conviver melhor com a doença. Ao meu ver o filme é maravilhoso e tocante. Indico para todos que gostam de filmes que conseguem encantar não só os olhos mas que tocam as mais intactas sensações.

  10. Eu nunca tinha lido um livro tao maravilhoso como esse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *