Home > Livros > Resumos > Resumo do livro Crime e Castigo – Análise e Resenha

Resumo do livro Crime e Castigo – Análise e Resenha

Crime e Castigo, análise, resenha e resumo do livro Crime e Castigo de Fiodor Dostoievsky. Principais personagens e link para download da obra em pdf. Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Crime e Castigo e também link para download em pdf. Crime e Castigo é uma das mais importantes obras do russo Fiodor Dostoievsky, escrito por ele em meados do século XIX. A obra foi originalmente publicada em partes, ao longo dos doze meses de 1866, na publicação literária O Mensageiro Russo. Posteriormente, o livro foi publicado em um volume único.

A obra foca nos conflitos morais do protagonista, o jovem e decadente ex-estudante Rodion Raskolnikov. No início da trama, Rodion vive em um minúsculo quarto alugo em São Petersburgo. Ele vive dificuldades financeiras, mas recusa ajuda de todos seus amigos.

Desesperado, Rodion começa a criar um plano: matar e roubar uma velha agiota desagradável, AlyonaIvanovna. Ele acredita que a senhora mereça esse destino, e que ele é predestinado a cumprir isso por uma força sobre a qual não tem controle.

Na noite do crime, além de assassinar a velha com um machado, ele acaba matando também sua meia-irmã Lizaveta, que testemunhou tudo. Chocado com suas próprias ações, Rodion não rouba praticamente nada – apenas um punhado de itens – e deixa a maioria da riqueza da agiota para trás. Ainda assim, ele conseguiu fugir sem ser pego.

Contudo, depois do seu crime, Rodion torna-se obcecado com o assassinato e cada vez mais paranóico. Ele esconde todos os objetos roubados sob uma pedra, e testa limpar-se de todo vestígio de sangue ou outras pistas incriminadoras.

Crime e Castigo - Resumo do Livro
Crime e Castigo – Resumo do Livro

A obsessão e preocupação excessiva de Rodion apenas serve para denunciá-lo. O crime torna-se um assunto comum na cidade, e toda vez que é mencionado em sua presença o rapaz têm reações estranhas. Em seus delírios, ele vaga pelas ruas de São Petersburgo sem rumo. Ele vê que um amigo bêbado, Marmeladov, foi atropelado por uma carruagem e morreu, e assim ele corre à sua família para oferecer suporte, entregando o pouco dinheiro que ainda lhe resta à sua filha, Sonya, uma prostituta.

Enquanto isso, sua mãe e sua irmã chegam à cidade para uma visita. A irmã de Rodion irá casar-se às pressas, por conta de uma confusão em seu antigo trabalho: ela era governanta na casa de uma família nobre, mas o marido atraiu-se por sua beleza, e ofereceu fugir com ela. A moça recusou, mas perdeu seu trabalho, e agora deve casar-se às pressas com um pretendente modesto para ajudar a manter sua família.

No dia em que Rodion vai conhecer o pretende da irmã, que está apressando o casamento, ele está em seu estado de delírio, recusando que ele case-se com sua irmã.

Posteriormente, Rodion conhece o detetive que está cuidando do caso do assassinato da velha, Porfiry. Ele começa o suspeitar do jovem simplesmente por suas reações psicológicas. Conforme a relação entre eles vai se aprofundando, as suspeitas de Porfiry aumentam, mas ele não tem provas nem testemunhas para incriminar o rapaz.

Aos poucos, as pressões sobre Rodion aumentam: o antigo patrão de sua irmã, ainda apaixonado por ela, descobre o seu segredo e passa a chantageá-lo. Ele admite o seu pecado a Sonya, com quem aos poucos vai se envolvendo, e ela o encoraja a admitir para a polícia. Finalmente, o delegado conta a Rodion de suas suspeitas, afirmando que se ele se entregar pode reduzir sua pena.

No final, o patrão apaixonado suicida-se quando percebe que não vai conquistar o amor da irmã de Rodion, e este acaba confessando seu crime à policia, e passando oito anos preso na Sibéria.

Principais personagens de Crime e Castigo

Crime e Castigo - Rodion Raskólnikov e Alena Ivanovna
Rodion Raskólnikov e Alena Ivanovna
  • Rodion Românovitch Raskólnikov: Jovem estudante de direito, desiludido da vida por não ter dinheiro e, sobretudo, achar-se superior ao homem comum.
  • Pulquéria Alexandrovna Raskólnikov: Mãe de Raskólnikov.
  • Avdótia Romanovna Raskólnikov (Dúnia): Irmã de Raskólnikov.
  • Alena Ivanovna: Velha usurária assassinada por Raskólnikov.
  • Isabel Ivanovna: Irmã da velha usurária, também assassinada.
  • Sófia Siemionovna Marmêladov: Sófia era uma moça pobre e consciente que, por vários motivos, entregou-se à vida de prostituição.
  • Razumikine: Amigo de Raskólnikov e futuro marido de sua irmã.
  • Pedro Petróvitch Lujine: Pretendente machista da irmã de Raskólnikov.
  • Sr. Svidrigailov: Queria fazer-se amante da irmã de Raskólnikov.

 

Frases de Crime e Castigo

Mentir com graça, de uma maneira pessoal, é quase melhor que dizer a verdade à maneira de toda a gente. – (Frases de Crime e Castigo)

Não há no mundo coisa mais difícil do que a sinceridade e mais fácil do que a lisonja. – (Frases de Crime e Castigo)

Torne-se o sol e todos o avistarão. O dever do sol é existir, ser o que é! – (Frases de Crime e Castigo)

Apressou-se a olhar à sua volta, nem sabia a procura de que – (Frases de Crime e Castigo)

Acontecem certos encontros com pessoas que desconhecemos inteiramente com quem começamos a nos interessar à primeira vista – (Frases de Crime e Castigo)

Um erro original, vale mais que uma verdade banal. – (Frases de Crime e Castigo)

Download do livro Crime e Castigo em pdf


Download Crime e Castigo pdf

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

One comment

  1. Gostei muito dos resumos e da seleção de livros!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *