Home > Livros > Resumos > Resumo As Reinações de Narizinho – Análise e Resenha

Resumo As Reinações de Narizinho – Análise e Resenha

As Reinações de Narizinho, análise, resenha e resumo do livro Ilíada de Homero. Principais personagens e link para download da obra em pdf. O livro As reinações de Narizinho, escrito em 1931, faz parte das aventuras da famosa turma do Sitio do Picapau Amarelo, mais famosa criação do autor Monteiro Lobato. Na realidade, trata-se do primeiro livro da série que o autor escreveria sobre o sítio.

Portanto, é nesse livro que somos apresentados a alguns dos personagens clássicos que vivem no Sitio: Emília, a boneca de pano que fala, a bondosa Tia Nastácia, os primos Pedrinho e Narizinho e sua avó Dona Benta, e o Visconde de Sabugosa, um brinquedo feito de sabugo de milho que faz as vezes de um erudito.

O livro As reinações de Narizinho, na realidade, traz uma coleção de pequenas histórias individuais contando as aventuras da turma. O nome real da Narizinho do titulo é Lúcia, mas ela é apelidada por todas como narizinho por seu nariz arrebitado.

Resumo de As Reinações de Narizinho

Apesar da maioria das aventuras se passarem no próprio Sitio do Picapau Amarelo, em alguns momentos Narizinho e seus amigos se aventuram por outros espaços, como o Reino das Águas claras, onde conhecem o Príncipe Escamado. Na realidade, o Reino das Águas claras fica no ribeirão que passa pelo Sitio, mas para Narizinho e Emília é um mundo novo e mágico.

As Reinações de Narizinho
As Reinações de Narizinho

É justamente em uma dessas aventuras mágicas que a boneca Emília aprende a falar: ela recebe uma pílula mágica do Doutor Caramujo e torna-se a boneca falante – não apenas da língua das pessoas, mas também da língua das abelhas e das formigas.

É então que a dona de Emília, Narizinho, começa a imaginar que seja melhor arranjar um casamento para a boneca. É nesse momento que surge o enlace de Emília com Rabicó, o porquinho que Pedrinho e Narizinho dizem ser marquês – e assim, ao casar-se com ele, Emília torna-se a Marquesroa de Rabicó.

Outro casamento aproxima-se: o Príncipe Escamado está apaixonado por Narizinho, e deseja casar-se se com a menina. Mas na cerimônia, acaba dando tudo errado porque Rabicó come a coroa, na realidade uma rosquinha de polvilho.

Depois, os amigos do Reino das Águas claras vão visitar a turma no Sitio, onde mais confusões acontecem: entre elas, a Miss Sardine acaba na panela da Tia Nastácia. Em outra ocasião, os personagens dos contos de fadas, como Branca de Neve, Cinderela, Aladim e o Gato de Botas vão visitar o Sitio, para o deleite de Narizinho e Pedrinho.

Há ainda outro personagem de contos tradicionais que aviva as aventuras da turma do Sitio do Picapau Amarelo: após ouvir a história de Pinóquio de Dona Benta, eles decidem criar um irmão do Pinóquio de madeira nacional. Assim nasce o João Faz de Conta, irmão brasileiro de Pinóquio com quem eles vivem diversas reinações.

Por último, a turminha de As reinações de Narizinho faz duas excursões a reinos distantes com a ajuda do pó de pirilim pimpim: primeiro eles vão ao País das Fábulas, onde interagem com fábulas de La Fontaine; depois, tentando voltar, erram na quantidade do pó e vão parar no País das Mil e Uma Noite.

A Importância de Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho
Reinações de Narizinho

Desde seu surgimento, “Reinações de Narizinho” vem fazendo parte da nossa cultura, sendo várias vezes adaptado para a televisão, teatro e rádio (nos anos 40, o livro serviu de base para um programa infantil de rádio). Além disso, foi recentemente relançado em Edição de luxo pela Biblioteca Azul, mostrando que continua presente no nosso imaginário até hoje. A obra é uma das mais  importantes da nossa literatura, pois além de dar asas á imaginação dos pequenos leitores, estimula o gosto pela leitura e fala de assuntos importantes de se retratar, como por exemplo, no conto “O irmão do Pinóquio’, em que Lobato faz uma crítica ao preconceito, mostrando que várias vezes as pessoas julgam os outros pela aparência e pelo o que parecem ser.

Personagens do Livro

  • Narizinho – A protagonista do livro. Neta de Dona Benta, mora no sítio com a avó e Tia Nastácia. Tem sete anos e pele morena como jambo. É curiosa, sonhadora e sapeca.
  • Emília – A boneca de Narizinho. Foi feita de pano por Tia Nastácia. Espevitada e atrevida, ganha o dom da fala ao engolir uma pílula falante do Doutor Caramujo.
  • Pedrinho – Primo de Narizinho, mora em São Paulo com a mãe, mas gosta mesmo é do sítio da avó, onde sempre vai passar as férias. É impetuoso e metido à valente.
  • Dona Benta – A avó de Pedrinho e Narizinho, é a proprietária do Sítio do Picapau Amarelo. Tem mais de sessenta anos e usa óculos de ouro na ponta do nariz. No início, não acreditava nas histórias dos netos, até que viu Emília falar. É sábia, democrática e uma ótima contadora de histórias.
  • Tia Nastácia – A faz-tudo do sítio, é exímia quituteira. Negra e gorda, tem lábios fartos que Emília chama de “beiços”. Prática e resmungona, é uma segunda avó para Pedrinho e Narizinho. Sua especialidade são bolinhos de frigideira.
  • Visconde de Sabugosa – Um boneco feito de sabugo de milho feito por Pedrinho para ser pais do Marquês de Rabicó. Ficou sábio depois de ser esquecido em meio aos livros. É feito de escravo por Emília.
  • Rabicó – Leitãozinho protegido por Narizinho. Gordo e rosado, é o último de sete leitõezinhos. Guloso e poltrão, concorda em casar com Emília.
  • Burro Falante – Burro sábio vindo do País das Fábulas, onde todos os animais tem o dom da fala. Foi resgatado das garras do leão pelo pessoal do sítio.
  • Príncipe Escamado – Um peixinho, é o soberano do Reino das Águas Claras. Conhece Narizinho às margens do ribeirão.
  • Doutor Caramujo – O médico da corte do Reino das Águas Claras, é renomado por suas pílulas milagrosas que curam todas as doenças.
  • Major Agarra-e-não-larga-mais – A sentinela do palácio do Príncipe Escamado. Um sapo enorme e rajado, sempre dorme no serviço.
  • Dona Aranha Costureira – A costureira mais procurada do Reino das Águas Claras. Uma aranha de Páris, já costurou para princesas como Branca de Neve e Cinderela.
  • Miss Sardine – Uma sardinha norte-americana, é dama da corte do Príncipe Escamado. Curiosa e mexeriqueira, faz amizade com Tia Nastácia até que acontece uma tragédia.

Capítulos do livro As Reinações de Narizinho

  • Narizinho Arrebitado
  • O Sítio do Picapau Amarelo
  • O Marquês de Rabicó
  • O Casamento de Narizinho
  • Aventuras do Príncipe
  • O Gato Félix
  • Cara de Coruja
  • O Irmão de Pinóquio
  • O Circo de Cavalinhos
  • Pena de Papagaio
  • O Pó de Pirlimpimpim

Download do livro As Reinações de Narizinho em pdf

Agora que você já conhece a obra As Reinações de Narizinho, que tal ler por completo?


Download de As Reinações de Narizinho

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *