Home > Livros > Resumos > A Cabana – Resumo, Análise e Resenha

A Cabana – Resumo, Análise e Resenha




A Cabana, análise, resenha e resumo do livro A Cabana de William P. Young. Principais personagens e link para download da obra em pdf. O livro best seller A Cabana, escrito pelo canadense William P. Young, foi publicado originalmente em 2007 e desde então vendeu mais de 12 milhões de cópias no mundo todo.

A Cabana gira em torno do protagonista Mack Allen Philips e sua família, que no início da história saem para um acampamento em família que promete ser relaxante e divertido. Um dos temas recorrentes da obra é a existência do mal, e a busca humana por superar as “cicatrizes emocionais” deixadas por esse mal.

Em A Cabana tudo começa quando, durante o acampamento, a canoa em que alguns dos filhos de Mack estão vira. O pai corre para salvar seus filhos e as demais pessoas do acampamento correm para ver sua atitude heroica; contudo, no meio da confusão, sua filha Missy de apenas seis anos é sequestrada.

Imediatamente Mack recorre às autoridades, e uma busca extensiva é realizada para descobrir o paradeiro da pequena. As autoridades têm uma suspeita de quem poderia ter raptado a menina: um maníaco que sequestrava meninas pequenas e as violentava a matava.

Eles nunca chegam a encontrar a menina, mas em uma cabana perto do local acabam encontrando vestígios de que ela realmente foi violentada e morta: o vestido que ela usava no dia de seu sumiço, com manchas de sangue.

William P. Young de A Cabana
William P. Young de A Cabana

Passados três anos e meio do episódio, Mack continua imerso no que ele chama de “a grande tristeza”, uma dor profunda e incessante. É nesse momento que ele recebe um misterioso bilhete, convidando-o para um encontro na tal cabana. O mais intrigante: o bilhete é assinado por Deus.

Lá, encontra com Deus, Jesus e o Espírito Santo, que o orientam sobre questões sobre como lidar com sua dor, e outros assuntos importantes como perdão, fé, esperança, amor e redenção. Aos poucos, Mack consegue ir superando sua dor, mas existe algo que ainda o prende àquela memória sofrida: ele nunca conseguiu enterrar sua filha.

Então ele é guiado e encontra o corpo de Missy embrulhado numa manta, e faz uma sepultura para ela em um local cheio de flores vivas e coloridas.

Ao fim do livro, Mack acorda e percebe que muito daquilo foi um “sonho”, mas ele vai percebendo que na realidade foi um contato porque ele deveria superar aquela passagem de sua vida.

A Cabana é uma ficção, mas seus conceitos de Santíssima Trindade estão muito ligados aos conceitos do modalismo, uma das formas de interpretação não-trinitária que acredita que Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo são, na realidade, diferentes aspectos de um Deus único percebido pelo crente (e não três “figuras distintas” entre si). Também há diversas referencias (e mesmo o estilo didático de narrativa remete a) ao livro O Mundo de Sofia.

Frases de A Cabana

Viver sem ser amado é como cortar a asas de um pássaro e tirar sua capacidade de voar. – (A Cabana)

Não é da natureza do amor forçar um relacionamento, mas é da natureza o amor abrir um caminho. – (A Cabana)

Submissão não tem a ver com autoridade e não é obediência.  Tem a ver com relacionamentos de amor e respeito. – (A Cabana)

Download do livro A Cabana em pdf

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história de A Cabana, que tal ler por completo?

Download do livro A Cabana

Check Also

Otelo resumo pdf

Resumo do livro Otelo – Análise e Resenha

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro Otelo de Shakespeare, os principais personagens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *