Home > Biografias > Biografia de Dalai Lama – Vida e ensinamentos de Tenzin Gyatso

Biografia de Dalai Lama – Vida e ensinamentos de Tenzin Gyatso

Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso nasceu em 06 de julho de 1935, em Taktser, uma pequena vila no Tibet. Filho de camponeses, aos 2 anos de idade foi reconhecido como a reencarnação e sucessor do 13º Dalai Lama; em outubro de 1939 foi levado junto à família para morar na capital do Tibet, Lhasa, e, em 22 de fevereiro de 1940, foi formalmente instaurado como Chefe de Estado do Tibet.

Os chefes tibetanos não são nomeados ou eleitos – eles nascem para a posição. Para os tibetanos, o Dalai Lama é mais do que um Chefe de Estado; eles são guias espirituais, são manifestações de deuses que vieram à Terra para servir seu povo. Quando um Dalai Lama morre ele deixa sinais indicando aonde será seu renascimento.

Aos 6 anos de idade começou sua educação budista, que só acabaria 18 anos depois, quando recebeu o título de Doutor em Filosofia Budista (Geshe Lharampa Degree) após passar um dia com 80 acadêmicos de diferentes universidades discutindo lógica, filosofia budista e disciplina monástica e metafísica.

Em 1950 se deu no Tibet o começo da invasão comunista chinesa, forçando o jovem Dalai Lama a assumir sua autoridade política com apenas 15 anos. Em 1954, ele viajou a Beijing para negociar a paz com o líder chinês Mao Tse-Tung, que se mostrou impassível. Foram anos de invasão violenta da China até que, em 10 de março de 1959, o povo tibetano fez um grande movimento de resistência, o Levante Nacional Tibetano – com o centro e o maior número de pessoas em Lhasa –, exigindo a saída do exército chinês e reivindicando sua independência. A resposta do governo de Mao Tse-Tung foi violenta, resultando em um massacre na capital tibetana. O governo tibetano não viu outra alternativa a não ser pedir para que Dalai Lama fugisse do país.

Na noite de 17 de março de 1959, Gyatso fugiu do país em direção à Índia, que o recebeu e ofereceu asilo político. Até hoje o líder tibetano governa seu país no exílio, em uma base criada em Dharamsala, no noroeste da Índia. Com ele, aproximadamente 80 mil refugiados tibetanos fugiram e se espalharam pelo mundo. Com o auxílio da ONU foram criadas resoluções para que a China respeitasse o povo tibetano, além da construção de escolas, universidade e mosteiros para preservar a cultura do Tibet.

Em 20 de junho quebrou seu silêncio e convocou uma entrevista coletiva, afirmando que não iria parar de governar seu país; ao contrário, acompanhou de longe a criação de novos departamentos no governo, como os de Educação, Informação, Negócios Religiosos e Negócios Econômicos. Em 1963, Dalai Lama promulgou uma nova constituição para o país, baseada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos ensinamentos Budistas.

Pela primeira vez, em 1967, Gyatso sai da Índia, começando uma peregrinação que já passou por mais de 50 países, promovendo a paz e lutando pelos direitos humanos, sempre defendendo o princípio da não-violência (mesmo princípio usado por Mahatma Ghandi); em sua jornada conheceu presidentes e líderes como os papas Paulo VI e João Paulo II; líderes da Igreja Anglicana em Londres, como o Arcebispo de Canterbury, e diversos outros líderes espirituais, na tentativa de criar uma inter-fé – um diálogo em que todas as religiões possam co-existir, sem que uma negue a outra.

Dalai Lama biografia
Dalai Lama biografia

“Eu sempre acreditei que é muito melhor termos uma variedade de religiões, uma variedade de filosofias, do que uma simples religião ou filosofia. Isto é necessário por causa das disposições mentais diferentes de cada ser humano. Cada religião possui certas idéias ou técnicas características, e aprender sobre elas pode somente enriquecer a fé de alguém.”

O atual Dalai Lama recebeu diversos prêmios de Paz e homenagens por seus escritos em Filosofia Budista e por promover o diálogo em diversos países em questões de conflitos (civis e internacionais) e questões ambientais. O maior deles foi em 1989, quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua incessante luta – sempre pacífica – em resolver os conflitos no Tibet.

Tenzin Gyatso é considerado como a maior e mais lúcida voz de uma geração na luta pela paz, pelo respeito mútuo e pela felicidade alcançada através do altruísmo, da compaixão e do amor. Uma voz que parece distante, mas que é tão necessária ser ouvida nos dias de hoje.

Livros e Obras de Dalai Lama

  • A arte da felicidade: um manual para a vida
  • A arte de lidar com a raiva: o poder da paciência
  • A força do budismo
  • Amor, verdade, felicidade: reflexões para transformar a mente
  • Contos populares do Tibete
  • Minha terra e meu povo
  • Mundos em harmonia
  • Liberdade no exílio: uma autobiografia do Tibet
  • O budismo tibetano
  • O caminho da felicidade
  • O caminho da tranquilidade
  • O caminho para a liberdade
  • O Dalai Lama fala de Jesus
  • O livro da sabedoria
  • O poder da paciência
  • Pacificando o espírito
  • Palavras de sabedoria
  • Sábias palavras do Dalai Lama
  • Transformando a mente
  • Uma ética para o novo milênio

Pensamentos e Frases de Dalai Lama

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. (Pensamentos e Frases de Dalai Lama)

O que mais me surpreende na humanidade, são os “homens”. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… E morrem como se nunca tivessem vivido. (Pensamentos e Frases de Dalai Lama)

Orar não é o mais importante. Importante é praticar a caridade e o amor, mesmo para uma pessoa que não seja religiosa. (Pensamentos e Frases de Dalai Lama)

Matar animais por esporte, prazer, aventura e por suas peles, é um fenômeno que é ao mesmo tempo cruel e repugnante. Não há justificativa na satisfação de uma brutalidade dessas. (Pensamentos e Frases de Dalai Lama)

Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz. (Pensamentos e Frases de Dalai Lama)

Check Also

Candido-Portinari

Biografia de Portinari – Vida e Obra

Confira a biografia completa de Portinari, tudo sobre sua vida e a lista completa de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *